Jornal O Serigráfico

Fale a verdade: quantas vezes você não desenvolveu um projeto bacana, com um design incrível, visualizou ele todo colorido e quando ele saiu da impressora, a cor simplesmente se ofuscou e ficou diferente do trabalho original? Ou ainda aquela estampa para uniformes, cinza, ao passar pelo processo de impressão mudou para um tom avermelhado, ou até mesmo a logomarca produzida para personalizar embalagens ficou toda desbotada, bem distante da cor original?

Certamente você já se questionou o motivo pelo qual isto acontece, não é mesmo? Pois bem, já ouviu falar sobre perfis de impressão?

O que são perfis de impressão

Podemos definir um perfil de impressão como um conjunto de informações e dados que farão a impressora trabalhar de maneira mais fidedigna no tocante às cores impressas. Um perfil se define basicamente com as seguintes informações:

  • Tipo de tinta;
  • Modelo do equipamento;
  • Velocidade de impressão;
  • Mídia utilizada.

Quando você utiliza um perfil de impressão inadequado, o resultado é, por vezes, catastrófico, fugindo e muito da proposta original de cor que foi elaborada no projeto antes de imprimir. Daí a importância de se ater a alguns fatos, antes de se adotar um perfil de impressão como, por exemplo, o modelo do seu equipamento. É imprescindível possuir o perfil de impressão correto para sua impressora, para que o trabalho final seja bem-sucedido.

Benefícios do perfil de cor

Chamado também de ICC, o perfil de cor – ou de impressão- disponibiliza ao usuário de impressoras uma série de benefícios. A qualidade da impressão, por exemplo, é um dos principais pontos a favor, no entanto as vantagens de se adotar esta ferramenta não se restringem a este fato. Outro ponto de suma relevância é a questão da economia de tinta: uma vez definido o perfil de impressão, é utilizada a carga exata de tinta de acordo com o modelo de mídia utilizado no projeto. Isto também garante que a cor obtida com a impressão seja correta, exatamente igual àquela definida originalmente. Fora todas as vantagens descritas acima, lançando mão do perfil correto você ainda ganha em tempo de impressão e no processo de secagem, otimizando seu tempo e sua produtividade.

Como garantir os perfis de impressão adequados

Agora que você já sabe o que é um perfil de impressão e sua importância para o funcionamento ideal da impressora, deve estar se perguntando: como garantir o perfil adequado ao equipamento que eu utilizo?

O primeiro passo é saber exatamente qual o modelo de seu equipamento. No http://blog.embaplan.com.br/perfis-para-impressao/ temos uma série de perfis de impressão definidos para cada marca de impressora e modelos de equipamento:

Ao encontrar o modelo que utiliza, basta preencher os dados solicitados nos campos que abrem na tela e, ao concluir o cadastro, clicar na guia “Receber o material”. Desta forma você terá todas as informações que irão te auxiliar a adotar o perfil de impressão correto.

Comente: