Jornal O Serigráfico

 

 Dentro de seu programa “Portas Abertas”, única fabricante nacional de impressoras digitais para grandes formatos recebe grupo do 5º período do Curso de Design Gráfico

Um grupo de dez alunos do Campus Curitiba do curso de Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – visitou a fábrica da AMPLA Impressoras Digitais no último dia 17 de abril. Coordenado pela Professora Waleska Pacheco, o grupo frequenta atualmente o 5º período do curso, que tem a duração de três anos, e foi recebido pelo sócio-diretor de novos negócios da empresa, Ricardo Lie, dentro do programa “Portas Abertas”.
Alunos da UTFPR  com a Professora Waleska Pacheco (blusa verde) e o sócio-diretor de novos negócios da AMPLA, Ricardo Lie_Programa Portas Abertas

A visita à única fabricante da América Latina no mercado de equipamentos de impressão digital para grandes formatos foi uma atividade da disciplina Produção Gráfica 2, que trata dos processos de impressão e acabamentos utilizados na indústria gráfica. Ricardo Lie iniciou a visita realizando uma apresentação sobre a história da empresa e dos equipamentos que são desenvolvidos pela Ampla, contextualizando a fabricante nacional no cenário brasileiro e global.

“A visita à Ampla proporcionou aos alunos um maior contato com os equipamentos utilizados no processo de impressão digital para grandes formatos. Durante toda a apresentação, os alunos puderam esclarecer suas dúvidas, tornando o diálogo muito atrativo a todos”, declara a Professora Waleska Pacheco.

“Para nós, da AMPLA, é muito importante e gratificante contribuirmos para as próximas gerações de profissionais do setor gráfico, que também nos proporcionam uma troca de experiências e alguns feedbacks que, analisados sob o enfoque de tendências de consumo e imagem percebida, certamente contribuem para o nosso contínuo aprimoramento enquanto empresa”, declara Ricardo Lie.

 
Ricardo Lie, sócio-diretor de novos negócios da AMPLA, durante apresentação para a turma da UTFPR _Programa Portas Abertas

 

Visita ao Showroom e à Fábrica

Ao final do bate-papo, o grupo visitou o Showroom da empresa, onde tiveram a oportunidade de ver em funcionamento três equipamentos: duas impressoras com tecnologia de cura LED UV (ultravioleta) e uma base solvente, além de uma impressora de mesa plana para substratos rígidos. Os alunos viram na prática o processo de captura de uma imagem e como é realizado o processo de transferência de dados para a impressora, além de imprimir um pôster com a imagem do grupo para recordação. Ainda no Showroom, os alunos puderam analisar componentes importantes das impressoras e – utilizando um microscópio digital – a distribuição e formação das gotas de tinta. A etapa seguinte foi uma visita à fábrica da Ampla, onde foi apresentado todo o processo de produção dos equipamentos e métodos para controle de qualidade, encerrando o programa.

“Os alunos adoraram a visita, principalmente o período que permaneceram no Showroom observando o funcionamento das máquinas. A disponibilidade do Ricardo Lie e de todos os demais funcionários fez com que os alunos se sentissem muito à vontade, estimulando assim perguntas e curiosidades”, destaca Waleska Pacheco. “Uma visita técnica é de extrema importância para a formação dos futuros profissionais, pois é o momento em que eles saem do universo apenas teórico e conseguem visualizar na prática o que acontece no mercado de trabalho, possibilitando que, ao se tornarem profissionais, tenham capacidade de tomar decisões com menores chances de erros conseguindo avaliar o melhor custo x benefício do produto que estarão desenvolvendo” analisa a Professora. “Apesar de a Ampla não ser uma gráfica, como costumamos visitar, a receptividade e estrutura da empresa nos fez sentir ‘em casa’ e pudemos enriquecer nossos conhecimentos sobre impressão digital, suas qualidades, limitações, tipos de equipamentos, aceitação do mercado e diversos outros detalhes. Foi extremamente importante para complementar o conteúdo ministrado em sala de aula”, completa Waleska Pacheco, Mestre em Design pela UFPR, Especialista em Embalagem pela UTFPR e Tecnóloga em Artes Gráficas pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) 2006. A professora atua na docência desde 2009, ministrando disciplinas relacionadas à Produção Gráfica (desde pré-impressão até pós-impressão), tipografia, projetos gráficos e história das artes gráficas.
Turma da UTFPR no Showroom da AMPLA_Programa Portas Abertas

Visita turma UTFPR  à AMPLA_Programa Portas Abertas
 

Comente: