Jornal O Serigráfico

Há quem diga que no futuro toda empresa terá um coaching, eu destacaria que toda equipe comercial terá as competências de um coaching. Sabemos que não é novidade que para ter um excelente time de profissionais é importante treinar e investir na atualização de cada colaborador. Mas como fazer isso? A resposta é: gerando em seu time competências de um coaching de vendas.

Coaching de vendas nada mais é do que desenvolver na equipe técnicas de um processo de coaching, desenvolvendo a competência para aplicar junto aos seus clientes. Afinal, estimular o potencial de cada vendedor é a medida chave para que no fim do mês os resultados sejam alcançados.

E se ao invés de você exigir que seus vendedores funcionem como máquinas somente para entregarem a meta das ligações ou visitas a clientes, você os treinasse para ter um percentual mais alto de aproveitamento das ligações realizadas, assim como as visitas? Pare para pensar sobre as perguntas que eles fazem. Eles sabem o melhor momento para fazer as perguntas? Que tipo de abordagem eles fazem aos clientes? O quanto eles falam, comparado com o cliente?

A metodologia do Coaching é desenvolvida de uma maneira que as respostas são buscadas dentro da própria pessoa. Dessa maneira, o cliente se sentirá mais comprometido pela solução e isso reduz as objeções. É claro que esse processo envolve áreas de conhecimento e técnicas diferentes. Portanto, o ideal é buscar treinamento ou aperfeiçoar o seu conhecimento sobre esse tema. Muitas competências técnicas e comportamentais são melhoradas, como por exemplo o ato de ouvir na essência.

Além disso, o processo de Coaching de Vendas aprimora a gestão do tempo, feedback, autoconfiança e autoconhecimento para que o vendedor possa trabalhar melhor gradualmente e consiga atingir os resultados que almeja. Dessa maneira, o cliente se sentirá mais comprometido pela solução e isso reduz o número de objeções. O Coaching de Vendas nada mais é que uma metodologia que vai alavancar o potencial de cada profissional a alcançar a melhor performance, seja ele vendedor ou líder.

Dessa maneira, este profissional irá utilizar ferramentas e técnicas para alavancar resultados. É claro que tal processo envolve áreas de conhecimento e técnicas diferentes. Portanto, o ideal é buscar treinamento ou aperfeiçoar o seu conhecimento sobre esse tema.

Com o uso do Coaching de Vendas, muitas competências técnicas e comportamentais são melhoradas, como por exemplo o ato de ouvir na essência. É fundamental ouvir além das palavras e perceber sinais corporais.
Como podemos ver, num universo tão competitivo, como no mundo das vendas, adicionar ferramentas diferenciadas como as do coaching agregam (e muito!) no desenvolvimento dos profissionais e, consequentemente, no alcance efetivo das metas e objetivos da empresa.

Iara Luz é Master Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e fundadora da Direction Coaching, empresa preparada para guiar transformações positivas em pessoas e organizações. Iara atua há mais de 20 anos na área de liderança de equipes e trabalha como coach de vendas aplicando técnicas de Coaching e PNL com lideranças e equipes comerciais. Acompanhe seu trabalho nas redes sociais:
Facebook https://www.facebook.com/iaraluzcoaching/
Instagram https://www.instagram.com/direction_coaching/
LinkedIn https://www.linkedin.com/in/iara-luz/

Comente: