0 Comments

As feiras são eventos que oferecem um espaço repleto de oportunidades de relações comerciais. Expor seus produtos e serviços e estar em contato com os stands de outras marcas é uma boa maneira de aumentar o networking e atrair novos clientes em um curto período de tempo. Por essa razão, saber como participar de uma feira internacional é uma ótima possibilidade de expansão de negócios para a sua empresa.
A parte mais importante na decisão de participar de uma feira de caráter internacional é fazer um bom planejamento com antecedência. Afinal, embora possa potencializar o negócio da empresa, a participação de eventos como esses não é uma questão fundamental.
Por isso, a fase crítica desse processo consiste em montar um plano estratégico para avaliar se a empresa deve ser inserida — ou continuar — no mercado mundial. Além disso, também é importante saber se haverá a possibilidade de participar das próximas feiras, caso contrário, pode ser considerado um investimento em vão.
Depois de estabelecer as estratégias de inserção no mercado internacional, chega a hora de definir as ações para viabilizar a sua participação na feira.
Confira alguns dos procedimentos que podem otimizar seu negócio.
*Entre em contato com a organização da feira
Após determinar o evento e ter um planejamento bem definido, o próximo passo a se tomar é entrar em contato com a organização da feira. Com ela, é possível montar ou ampliar o projeto de internacionalização do seu negócio. Portanto, é fundamental buscar por organizadoras de acordo com o segmento da sua empresa.
*Organize sua exposição
A organização é outro fator crucial para a participação de feiras internacionais. Desse modo, é imprescindível que a empresa esteja com mostruário, cartões de visita e tabela de preços a postos. Ter, pelo menos, um representante com domínio do idioma falado no país onde ocorre a feira ou fluência em inglês também faz parte do planejamento. Além disso, outra maneira de atrair a atenção de empresários é prezar pela limpeza, organização e comodidade do ambiente de exposição.
*Prepare os documentos
Em relação aos procedimentos burocráticos, a primeira ação a se tomar é dar entrada, de modo legal, do seu mostruário. Nesse caso, o ATA Carnet é fortemente recomendado. Além disso, existem associações que oferecem o suporte necessário aos expositores antes e durante o evento, resolvendo questões como a documentação e o pagamento. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) é um exemplo para empresas do setor têxtil.
*Monte um pós-feira
Quando a feira termina é que o trabalho realmente começa. Depois do evento, é necessário que as pessoas que tiveram contato com o seu stand recebam feedbacks. Construir uma boa relação com os prospects identificados pela empresa é essencial, outra razão importante para ter um representante que fale o idioma local.
Enviar amostras, convites e demonstrar interesse em fazer negócio é uma boa forma de conseguir um retorno positivo da participação no evento.
Por que é importante divulgar a empresa em feiras?
Participar de feiras, principalmente internacionais, é muito bem-visto por especialistas de marketing por ser uma maneira de aumentar a visibilidade e a divulgação dos produtos ou serviços de empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Veja algumas das vantagens que se obtém ao participar de feiras internacionais.
*Atualizar-se sobre o mercado
Em locais como esses, diversas fontes de informações sobre a atual situação do mercado estão reunidas. Assim, o expositor, além de mostrar seu trabalho, conhece melhor o ambiente ao qual está sendo inserido e inspira-se para ter novas ideias para o seu próprio negócio.
*Ampliar a rede de contatos
Outro benefício é que, nas feiras, há inúmeros especialistas e empresários abertos para estabelecer contatos e criar relações de negócio. Além disso, é uma oportunidade de conhecer melhor o trabalho de seus concorrentes. Por essas razões, a feira também é um ambiente propício para aumentar o networking, com possibilidade de troca de informações e parcerias.
*Prospecção de clientes
A princípio, é preciso ter em mente a ideia de que nem todos os empresários presentes são clientes. No entanto, muitos deles estão sim à procura de novos produtos ou podem conduzir àqueles que estão em busca de bons negócios. Portanto, coletar dados dos visitantes é uma boa estratégia para aumentar a mailing list ao estabelecer relações com potenciais clientes.
Como expor em feiras e vender?
Ao decidir expor sua marca em feiras internacionais e conquistar novos clientes, vem a necessidade de elaborar estratégias de vendas. Uma delas é determinar o objetivo da participação na feira, investindo em um estande compatível com as necessidades e o porte da empresa a fim de evitar custos desnecessários.
Além disso, a era atual cobra uma maior informatização. Por isso, fazer um bom uso da tecnologia é outra ferramenta para potencializar o seu negócio. Recursos como telas touch, animações, aplicativos e, principalmente, interações com as redes sociais são extremamente úteis para atribuir um destaque à sua marca e atrair a atenção dos participantes.
Nesse momento, o investimento no marketing é essencial desde os dias anteriores até o pós-feira. Aposte em convites para a sua exposição por meio de posts sobre o assunto e chamadas nas redes sociais ou demais mídias. Catálogos online e brindes também garantem uma interação maior com o cliente e, possivelmente, um aumento nas vendas.
www.fcem.com.br

Tire suas duvidas aqui