0 Comments

Embaplan
www.embaplan.com.br

coluna-EmbaplanAs roupas refletivas podem ser elaboradas tendo em vista algum detalhe estético que valorize a peça, porém, seu emprego tem uma função especialmente útil no dia a dia, especialmente para quem trabalha em estradas, desportistas (ciclistas, por exemplo, ao pedalarem em rodovias), estacionamentos, coordenadores ou monitores de eventos em espaços abertos, equipes de pesquisa, trabalhadores ferroviários, equipes de atendimento de emergência, trabalhadores florestais, peritos que analisam locais onde ocorreram acidentes, carregadores de bagagem e demais funcionários da parte externa de aeroportos, guardas municipais e quaisquer outros profissionais cuja função necessite visibilidade noturna ou à distância.

Para a confecção de peças de roupa refletivas, a opção é utilizar o filme de recorte refletivo, que é um filme de PU para plotters de recorte e preparado para ser transferido por termo-transferência sobre tecidos tintos – sintéticos ou de algodão – permitindo personalizar diversos produtos do vestuário, tais como: camisetas, bonés, shorts, agasalhos, moletons etc. Trata-se de uma excelente opção para estampar logomarcas, números e desenhos em geral.

Para recortar, retire a película de proteção e posicione o filme Refletivo na plotter de recorte. Determine a força de corte necessária, executando o programa de teste de sua plotter. Defina Recorte espelhado, e, para o recorte, utilize lâminas em bom estado de 45º ou 60º. Para depilar, utilize uma pinça. Quanto melhor o ajuste de corte feito, mais fácil será este acabamento. Para prensar, pré-aqueça a base da prensa e o tecido a ser estampado e posicione seu recorte impresso. Prense sobre algodão ou poliéster tinto utilizando uma temperatura de 165 ± 1° C, com média pressão por 2s. Aguarde e retire o liner a morno. Coloque uma máscara de proteção e prense novamente por 15s.

Para um melhor controle da temperatura de transferência, sempre pré-aqueça a base da prensa. Quanto melhor o estado da base, melhor será o resultado final de sua aplicação. Caso não transfira o recorte imediatamente, proteja-o novamente com a película amarela, retirada antes do recorte. Para uma melhor qualidade da aplicação, faça sempre testes preliminares, utilizando pequenos recortes do filme refletivo, de forma a determinar a melhor regulagem de seus equipamentos, pois tanto a pressão quanto a temperatura variam muito de equipamento para equipamento. Diferentes tecidos também exigem ajustes diferentes entre si.

Para a limpeza, lave a peça onde o recorte foi transferido pelo avesso, evitando amassá-lo. Não utilize na lavagem ou na secagem temperatura acima da indicada pelo fabricante do tecido. Não passe o ferro por cima do recorte estampado; passe sempre pelo avesso e utilize preferencialmente uma tábua de passar forrada com uma manta siliconada. Faça um teste antes de cada uso para certificar-se da adequação do produto ao seu equipamento e ao seu tecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tire suas duvidas aqui