0 Comments

Conhecimento e ação- mudanças da sociedade do Século XXI

Empresas comprometidas com o meio ambiente não dependem de políticas públicas para contribuir para a nova sociedade do século XXI. Sem dúvida, quando os governos têm planos e projetos, desenvolvendo políticas públicas sobre o tema e assuntos pertinentes ao meio ambiente, conhecendo os riscos ambientais por um trabalho prévio de mapeamento e informações, torna-se mais fácil a prevenção e controle de danos ambientais, e as empresas trabalham juntas para uma condição melhor de vida.
As pesquisas são de suma importância e os investimentos em tecnologia e inovação são fundamentais para evitar os danos causados pela própria natureza e pelo homem (indiretamente) nos desastres ambientais, como o ocorrido em Mariana, em 2015, e que até agora muito pouco foi resolvido ou mitigado.
Quando há uma pesquisa, temos um retrato do problema e podemos sugerir ações para melhorar a situação, baseados em números e estatísticas.
Um relatório divulgado agora em outubro mostra que Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé são as empresas que mais contribuem para a poluição com plásticos no mundo. Para chegar ao resultado, o grupo ambientalista Greenpeace e o movimento Break Free From Plastic analisaram 187 mil pedaços de plásticos, recolhidos em 239 ações de coleta realizadas em 42 países. O objetivo era ter uma ideia de como grandes corporações contribuem para o problema da poluição.
Os pedaços analisados continham embalagens de milhares de empresas. Segundo o estudo, embalagens das Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé foram as que apareceram com maior frequência — são responsáveis por 14% do total encontrado. A marca Coca-Cola, maior produtora de refrigerantes do mundo, foi encontrada em pedaços de plásticos em 40 dos 42 países que tiveram coleta realizada. Danone, Mondelez, Procter & Gamble, Unilever, Mars e Colgate também foram citadas no relatório.
A Coca-Cola e a Nestlé anunciaram recentemente medidas para mitigar o uso de embalagens de plástico. A Coca-Cola se comprometeu a coletar e reciclar uma garrafa ou lata para cada uma que vender até 2030 e a Nestlé disse que quer tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.
Essas preocupações com o meio ambiente serão a característica histórica que marcará o século XXI. Movimentos ativistas sérios e comprometidos, que fazem com que as empresas e os governos sérios tomem atitudes e implementem projetos para que o homem continue sua evolução no Planeta Terra.
Pense o que a sua empresa pode fazer para contribuir com a nova sociedade!

Silvia Regina Linberger dos Anjos
www.maqtinpel.com.br

Tire suas duvidas aqui