Jornal O Serigráfico

 

 

A ExpoPrint Digital / FESPA Brasil 2017 registrou um enorme sucesso de público e de negócios gerados. Os números prévios apontam uma visitação que superou todas as outras três edições anteriores da feira, reforçando que o país vem em franca recuperação e que a indústria de impressão é forte, competitiva e pronta para superar todos os desafios impostos pelo mercado. Isto pode também ser comprovado pelos depoimentos dos expositores, que de forma unânime destacaram que a feira superou todas as metas estipuladas.

 

A primeira feira do ano de comunicação visual e impressão digital foi marcada por um sucesso de público, acima de todas as expectativas, e muitos negócios concretizados pelos expositores, que agora possuem contatos para trabalhar durante o ano todo, aumentando assim os negócios gerados por conta da feira. Visitantes de todas as regiões do Brasil e do exterior passaram pelos corredores vendo lançamentos em impressão digital para os mais diferentes segmentos, como comunicação visual, sinalização, têxtil, baixas tiragens, dados variáveis e muito mais; são soluções que transformam os conceitos de produção das empresas de impressão.

 

Alexandre Keese, diretor da FESPA no Brasil, frisa: “A ExpoPrint Digital / FESPA Brasil 2017 foi um enorme sucesso. Isto pode ser visto nos números recordes de visitantes, que vieram de todo o Brasil e de vários países da América Latina, e também na visão dos expositores, que relataram um número acima de todas as expectativas em negócios gerados e contatos feitos. Isto prova que a FESPA Brasil é a feira dos tomadores de decisão do mercado de comunicação visual e impressão digital, onde os negócios de fato são concretizados”.

 

A feira contou também com iniciativas educacionais, como o Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital, o Digital Textile Conference, o Sublimation Day, além do FESPA Showroom, espaço para exibição de criativas aplicações, e o CAMBEA, que revelou o novo campeão do envelopamento automotivo: a equipe Ellite Prime, do Rio Grande do Sul.

 

Sucesso comprovado por público e expositores

 

Os expositores ficaram plenamente satisfeitos com o resultado da ExpoPrint Digital / FESPA Brasil 2017. Para Anderson Clayton, gerente de marketing da Roland DG Brasil: “A visitação foi excelente, de um público bem qualificado, informado e decidido. A expectativa é de colhermos grandes frutos no pós-feira, fechando bons negócios nos próximos dias. Quanto ao mercado para 2017 estamos super otimistas, vislumbramos um cenário infinitamente mais acreditado do que o ano passado”.

 

Hadriano Domingues, diretor de Planejamento e Marketing da Alphaprint, explica: “A Alphaprint veio com uma participação institucional na feira, mostrando todo o portfólio em que atuamos em nossos mais diferentes segmentos. Percebemos um bom astral do público. Uma feira movimentada, com público confiante e motivado. Então sentimos as pessoas mais positivas, e isto é extremamente positivo”.

 

Edissa Furlan, Gerente de Marketing de artes gráficas da HP do Brasil, destacou: “Foi uma grata surpresa. Tenho duas coisas a destacar: a primeira é pela juventude – os empreendedores do futuro começaram a olhar máquinas e estão interessados. Atendi gente muito interessante, jovens empreendedores do país, que através da internet, do design e da impressão estão vendo um potencial de negócios. Conversei todos os dias com gente assim. E o outro destaque é o pessoal que já conhece a tecnologia e está comprando a segunda e a terceira máquinas, acreditou, apostou e está indo atrás desta tecnologia”.

 

Para Felipe Sanchez, CEO da Global Química & Moda: “O balanço é o melhor possível. Posso dizer com tranquilidade que a FESPA superou todas as nossas expectativas. É a terceira vez que estamos aqui e com certeza vocês vão nos ver muitas outras vezes no evento, pois a Global vê a evolução da feira. Nesta edição em especial vimos um aumento da qualidade de visitante. O público que veio com poder de decisão: são gestores, diretores, donos de empresa. Quando você tem um público qualificado você sai da feira com negócios concretizados e encaminhados, então o resultado é bem mais mensurável. Saímos bem satisfeitos com o resultado da participação e com certeza participaremos outras vezes na certeza da evolução muito grande por parte da FESPA”.

 

Alexandre Feitosa, Supervisor Comercial na Mimaki Brasil, é declarou: “A FESPA Brasil foi excelente para a Mimaki. A gente tem alcançado grandes resultados. A quantidade de clientes que recebemos no nosso estande devido ao nosso posicionamento logo na entrada da feira foi bastante positiva. Os clientes estão adorando ver grandes novidades logo na entrada do evento. O público em si tem trazido novos negócios para a Mimaki e estamos contribuindo com eles”.

 

Carlos Vargas, da Fremplast, ressaltou a apresentação das linhas de tintas sublimáticas e solventes, além de impressoras e de seu novo bag de tintas, que se adapta às mais diferentes impressoras do mercado: “A feira foi de uma qualidade de clientes surpreendente. Estamos acostumados a participar de feiras e pudemos ver que aqui o público está muito seletivo. Para nós foi muito satisfatório”.

 

O público também ficou satisfeito com a ExpoPrint Digital / FESPA Brasil. É o caso de Dimas Fernando, empresário de Pernambuco, que relatou: “Eu estou muito entusiasmado com o tanto de inovação que há em nosso mercado. E essas feiras vêm para contribuir com o crescimento do setor, com o desenvolvimento das empresas que trabalham no segmento. A feira está de parabéns pela magnitude e espero que estas iniciativas sejam fomentadas mais vezes”. A feira trouxe uma nova visão de mercado para o empresário Eduardo, que veio de São Luis do Maranhão: “É a primeira vez que venho para a feira e estou encantado! A feira superou o que eu pensava, pois pude tirar as dúvidas que tinha com os fornecedores”.

 

Posição educacional da FESPA Brasil é reforçada com seus congressos

 

A FESPA Brasil tem a tradição de levar mais do que uma feira de negócios ao mercado: quer compartilhar conhecimento, novas soluções, técnicas de otimização de processos de gestão e de impressão, tudo para que a indústria seja a cada dia mais profissional e consciente das possibilidades existentes com o produto impresso.

Esta visão é reforçada com seus congressos educacionais. O Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital, foi uma oportunidade especial ao visitante que foi muito bem aproveitada, com profissionais de impressão lotando o espaço do auditório visando adquirir conhecimento. Foram passados conceitos de tecnologia, tendências para o futuro, técnicas e processos de otimização e muito mais.

No Digital Textile Conference, o público presente na FESPA Brasil conferiu tudo que a estamparia digital traz para o mercado de moda, sinalização, decoração e muito mais. A impressão digital têxtil veio para revolucionar diversos segmentos e isto ficou claro pelos depoimentos dos palestrantes, que puderam falar de novos produtos que estavam na FESPA Brasil em exposição, fazendo com que o visitante tivesse a parte teórica e prática.

Assim como no ano passado, o Sublimation Day também foi sucesso de público. Empresários do Brasil todos estiveram no espaço do auditório para aprender sobre técnicas de sublimação. Foi o caso do empresário Jefferson Gomes, de Belém: “Atuo na área de sublimação de brindes em pequenas tiragens e o Sublimation Day foi essencial para mim. Achei as palestras e a feira em si ótimas, com expositores focados; estou falando diretamente com o fabricante, tirando dúvidas, isto conta muito, pois nos dá mais segurança. Ter um congresso assim é sempre bom, nos dá um sentimento de valorização, é fundamental ter um momento para nós, focado em sublimação, como foi o Sublimation Day”.

 

CAMBEA 7 na FESPA Brasil: competição une talento e habilidade em envelopamento

A FESPA Brasil 2017 foi a casa da 7ª edição do CAMBEA – Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo, a mais importante competição de envelopamento na América Latina. O campeonato, que aconteceu nos 4 dias da feira,  contou com aplicadores de todas as regiões do país disputando o grande título.

Além da competição, o CAMBEA tem como objetivo reunir os envelopadores do país em torno do fortalecimento e reconhecimento deste mercado com forte potencial. Neste ano, Jeep foi o carro oficial do CAMBEA. O torneio é realizado pela Alltak, grande nome no segmento de envelopamento automotivo. Durante a feira, foi possível conferir também a técnica do especialista mundial Justin Pate, uma oportunidade de agregar mais conhecimento e aperfeiçoar a técnica dos instaladores.

O CAMBEA 7 contou ainda com mais entretenimento: o CAMBEA Fast, que definiu quem é o envelopador mais rápido do Brasil; e o torneio de personalização, no qual quem manda é a criatividade.

“O CAMBEA é o maior campeonato de envelopamento do mundo, com um toque brasileiro. É tudo o que envolve: o Justin Pate no CAMBEA Lab ensinando o pessoal a envelopar; um nível elevadíssimo no CAMBEA Pro; no CAMBEA Fast tivemos todo mundo batendo recordes em envelopar o capô. O principal é que esta é a festa dos aplicadores, temos profissionais de todas as regiões do país. O CAMBEA está unindo a classe, é o ponto de encontro dos envelopadores. E usamos um material com brilho da Alltak nos automóveis. Ano que vem o CAMBEA já está marcado na FESPA, nossa casa para sempre. E que venham muitos outros pela frente nesta parceria!”, comentou Marcelo Souss, diretor da Alltak e do CAMBEA.

A equipe vencedora do CAMBEA 7  – Equipe Ellite Prime – garantiu a vaga para disputar o Campeonato Mundial, o World Wrap Masters Series, em Hamburgo, Alemanha. Em segundo e terceiro lugares ficaram as equipes Fosco & Cia e Gênesis, respectivamente.

 

FESPA Showroom: criatividade e inspiração

A ExpoPrint Digital / FESPA Brasil apresentou o poder da impressão digital no mundo atual. Para comprovar a flexibilidade e versatilidade do que o impresso pode fazer, foi criado o FESPA Showroom: o espaço trouxe aplicações criativas produzidas com as soluções trazidas pelos expositores da feira. A proposta do FESPA Showroom foi de um espaço interativo, aberto à criatividade, onde os visitantes puderam descobrir novas oportunidades através da exposição de peças apresentadas pelos expositores da feira. O objetivo foi demonstrar tudo que a impressão digital é capaz de produzir nos mais variados segmentos, como vestuário, decoração de interiores, sinalização, objetos e muito mais.

O FESPA Showroom foi completado pelo Garage Café, um espaço todo produzido com impressão digital para inspirar todos os visitantes da feira, em parceria com a TopColors. Desta maneira, o visitante via as soluções nos estandes dos expositores e conferia no Showroom o que é possível produzir com aquela tecnologia.

Para ajudar neste sentido, ao lado de cada aplicação, uma ficha técnica contava detalhes da peça: tipo de impressão, impressora, substrato, tinta, dentre outros pontos relevantes.

 

A próxima edição da Expoprint Digital será realizada entre os dias 20 e 24 de março de 2018. E a próxima edição da FESPA Brasil será realizada em março de 2019, com data a definir.

 

Fonte: FESPA/Expoprint Digital

 

 

 

 

 

Comente: