Jornal O Serigráfico

Fotos: Giselle Seibel

Entre os dias 21 e 24 de agosto, compradores, visitantes e profissionais do ramo têxtil que visitaram a 16ª edição da Febratex, uma das principais feiras de tecnologias têxteis das Américas, promovida e organizada pelo FCEM/Febratex Group, tiveram acesso às novidades de mais de 2,4 mil marcas nacionais e internacionais do segmento, distribuídas pelos 400 estandes montados para o evento.
Os resultados favoráveis obtidos mostraram a importância da Febratex para a cadeia produtiva têxtil em toda a América Latina.
“A edição 2018 da Febratex superou todas as expectativas, sendo a maior de todas as edições realizadas até aqui. O saldo foi extremamente positivo para expositores e visitantes em busca de bons negócios e de informações atualizadas sobre o mercado”, comentou Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor-presidente do FCEM/Febratex Group.

Além de lançamentos e exposição de equipamentos, matérias-primas e serviços, a Febratex ofereceu em paralelo uma diversificada programação que teve a participação de mais de 60 profissionais, visando levar informação e conteúdo de relevância para o setor.
O Fórum Febratex de Informação viabilizou aos participantes conteúdos apresentados por uma equipe de profissionais altamente qualificados, palestrando e discutindo sobre tecnologia, sustentabilidade, mercado e tendências para a indústria têxtil e ainda forneceu informações sobre a indústria 4.0, contribuindo para fomentar o sucesso do setor.


A convite da Andrade Máquinas, o estilista
Alexandre Herchcovicth participou do talk show Ressignificando a Moda, uma das atrações do fórum. O bate-papo foi mediado por Amélia Malheiros, assessora executiva do SCM – Santa Catarina Moda e Cultura e gestora da Fundação Hermann Hering. O estilista falou sobre sua carreira, o incentivo que recebeu dos pais e o cuidado do consumidor com a sustentabilidade.
“Foi muito simbólico na minha vida quando cheguei em casa e na sala tinha uma máquina de costura industrial, a minha primeira máquina”, comentou Alexandre Herchcovicth.
O estilista esteve presente também no stand da Andrade Máquinas, recebendo os visitantes juntamente com a diretoria. Herchcovitch falou sobre a parceria de mais de dois anos com a empresa, que consiste em testar as máquinas de costura Sansei e usá-las em seu atelier.
“Eu testo todas as possibilidades e dou um feedback para eles. Eu nem aceitaria esse trabalho se não fosse possível testar e aplicar no dia a dia”, explica Alexandre Herchcovicth.

Na palestra Indústria 4.0: a confecção do futuro, Robson Marcus Wanka, gerente de educação do SENAI CETIQT demonstrou como funcionará esta nova indústria, tornando possível visualizar uma operação que está sendo implantada no setor e marcando a integração entre os espaços virtual e físico, as pessoas, os produtos, as máquinas, os softwares, os sistemas produtivos e a cadeia de fornecimento.


De uma parceria entre FCEM/Febratex Group e Lectra surgiu o In Fashion Febratex, um espaço planejado para que profissionais de moda e confecção pudessem absorver informações e tivessem acesso a marcas com mensagens e produtos diferenciados. Alexandre Herchcovitch, estilista; André Carvalhal, fundador do espaço Ahlma e Eduardo Cristian, CEO DA Black West, compartilharam com os participantes suas experiências através de um papo descontraído.
“Quisemos criar um espaço privilegiado onde é possível sentar e tomar um café escutando experts da indústria ali, bem pertinho; ter contato com marcas referências do mercado e apresentar algo inovador nesta edição; no fundo, um lugar para recarregar as baterias para viver a experiência Febratex ao máximo”, comenta Patrícia Costa, diretora de marketing da Lectra e coordenadora do In Fashion Febratex.
Entre as expectativas para a próxima edição da feira, está a implantação de melhorias na Vila Germânica com uma ampliação que permitirá a realização de eventos de informação, atribuindo, desta forma, um espaço mais adequado para este tipo de ação.
“Entendemos que a edição de 2018 da Febratex foi um grande sucesso, tanto de público quanto de organização. Essa é a feira mais importante de Blumenau e do Vale do Itajaí, por isso esperamos que já em 2020 possamos entregar o Centro de Convenções, para que a Febratex, seus expositores e visitantes sejam cada vez melhor atendidos pelo Parque Vila Germânica”, declara Ricardo Stodieck, Presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo e Lazer de Blumenau.
A próxima Febratex já tem data confirmada, acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto de 2020.

Lançamentos Febratex
Os expositores da Febratex apresentaram seus lançamentos, além de firmarem relacionamentos com seus parceiros.
A Global Química & Moda apresentou as impressoras Sublimática Epson F62OO, Sublimática Epson F9370, DTG F2000, Epson C7500G além de Tintas Digitais Sensient e produtos para a preparação de tecidos lamberti foil glitter e pastas especiais. Teve participação na ação “A impressão digital na era da indústria 4.0”, no Seminário Tecnológico ABTT, dentro do Fórum Febratex de Informações.
A Audaces, empresa reconhecida por desenvolver sistemas fáceis de aprender e usar que agilizam a criação, o desenvolvimento e a produção de roupas, apresentou os equipamentos : Audaces Neocut Bravo, Audaces Linea, Audaces Neocut SL, Plotter Audaces Jet Lux; e os sistemas: Audaces 360 e Provador Virtual.
A Mecatex, atuante no comércio e representação de máquinas e acessórios para malharia e serviços de assistência técnica, lançou a máquina de fazer pompom.
Equipamentos Grünig para pré e pós-impressão e produtos que simplificam as mais diversas etapas do processo serigráfico foram destaque no stand da Agabê.
A Ampla apresentou a TX-MAX, impressora para Sublimação capaz de produzir estampas únicas e exclusivas para a indústria têxtil e de confecções.
A Colorgraf participou pela primeira vez da Febratex levando seus produtos desenvolvidos especialmente para o evento, dentro das tendências da moda para o setor têxtil nas próximas estações.
Novidades no setor de impressão digital têxtil e estamparia digital foram apresentadas pela Epson, expondo aos visitantes o portfólio da marca onde se destacaram os lançamentos: Sure Color F2100, Monna Lisa e Evo Ter.
Visitantes que passaram pelo stand da Andrade Máquinas puderam conferir em operação sua linha completa de máquinas SANSEI, testada, aprovada e usada pelo estilista Alexandre Herchcovitch, com destaque para a máquina de corte Flexo Falcon, SANSEI by Orox.

Fonte: Persona Consultoria de Comunicação
www.febratex.com.br

Comente: