0 Comments

Por: Mara de Paula Giacomeli

FESPA Brasil | Digital Printing 2019 teve recorde de visitantes, superando todas as marcas alcançadas desde seu início em 2013

Conforme uma pesquisa realizada pelos organizadores após a feira, as negociações alcançadas giraram em torno de R$ 86 milhões durante o evento e com uma estimativa de gerar quase o dobro deste valor nos próximos 6 meses, comprovando ser a principal feira de impressão digital do país.
“Apresentando as transformações dentro do mercado de impressão digital, a FESPA Brasil/Digital Printing 2019 reuniu novas tecnologias, aplicações, substratos, acabamentos, softwares para a parte de gestão e tudo o que existe de mais moderno, para que o profissional da área ganhe eficiência. A feira demonstrou o quanto a impressão digital agrega valor e abre oportunidades. Foram quatro dias de novidades, tendências e debates. O visitante encontrou soluções que podem ser aplicadas e introduzidas em suas empresas”, comenta Alexandre Keese, diretor da FESPA Brasil e da APS Eventos Corporativos, organizadora da feira.

A APS Eventos Corporativos e a FESPA, considerando a importância de oferecer aos profissionais de impressão conteúdo relevante e qualidade, além de apresentar as mais recentes tecnologias, equipamentos e insumos, ofereceram iniciativas educacionais gratuitas que tiveram como principal missão a transformação e inovação do mercado.
“Tivemos a parte técnica com a Academia da Impressão Digital; o congresso Inteligência Gráfica com novos modelos de gestão; a estamparia digital e a impressão direta no tecido cobertas pelo Digital Textile Conference, uma iniciativa FESPA que acontece ao redor do mundo e ganha cada vez mais expressão e importância. Outro ponto forte foi a Ilha da Sublimação, com palestras e soluções sendo demonstradas”, relata Alexandre Keese.

Confira a seguir:
Congresso Inteligência Gráfica

Reuniu profissionais que abordaram como aprimorar a gestão empresarial, de forma a torná-la mais eficiente e sustentável. Focado em pensamentos estratégicos, com conceitos de gestão, empreendedorismo e tendências futuras, visou a transformação do mercado de impressão, tendo como intuito transferir aos participantes o conhecimento dos caminhos que a indústria vem tomando.
Ricardo Lie, diretor de Novos Negócios da Ampla e vice-presidente da CSMEG da Abimaq, foi um dos palestrantes neste congresso.
“É fundamental aproveitar o momento em que todos estão reunidos no mesmo local, nos mesmos dias por motivos de pesquisa de mercado e fornecedores, mas também busca por conhecimento, porque é de degrau em degrau, evoluindo e elevando conhecimento dos participantes desse mercado que vamos conseguir trabalhar com soluções cada vez mais profissionais, mantendo sempre as indústrias e os clientes a par do que está acontecendo de mais moderno no mundo tanto com relação à impressão digital como tendências tecnológicas e de mercado”, expõe Ricardo.

Digital Textile Conference
Conforme a Print Census, pesquisa apresentada durante a FESPA Brasil Fórum 2018, o setor de impressão digital têxtil vem crescendo e se tornando uma excelente alternativa de investimento. No Digital Textile Conference, patrocinado pela Global Química & Moda, especialistas destacaram as tendências, novos conceitos, possibilidades de mercado e quais produtos e soluções fazem parte de uma área de alta criatividade. O visitante, além do conteúdo adquirido no congresso gratuito, pôde acompanhar equipamentos e soluções para a estamparia digital, ampliando sua experiência de visitação.
“Tivemos a honra de sermos convidados pela organização da FESPA para participar de três palestras no FESPA Digital Textile Conference. É um evento especialmente desenvolvido com muita informação, conteúdo e tendência. Houve muita troca entre palestrantes e visitantes”, comenta Felipe Simeoni, gerente de marketing e inteligência de mercado na Global Química & Moda.

Academia da Impressão Digital
Na Digital Printing | FESPA Brasil 2019, o visitante adquiriu conhecimento sobre conceitos de gerenciamento de cores, fechamento de arquivo, dicas de pré-impressão, entre outros, tudo a fim de otimizar o fluxo de trabalho. O Senai, través de seu Núcleo Gráfico, foi parceiro nesta iniciativa disseminando conhecimento e tecnologia e capacitando para o mercado de trabalho. Entre os temas abordados nas palestras, se destaca: Problemas e soluções na preparação de arquivos digitais; Gerenciamento de cores: qualidade e repetibilidade na impressão digital; Acabamento e enobrecimento para impressão digital; Impressão direta no tecido de A Z; Sustentabilidade; entre outros.
Ilha da Sublimação
Uma parceria entre APS, FESPA E ComunidadeWEB, o projeto teve como objetivo oferecer informações essenciais sobre o segmento de sublimação, oferecendo ferramentas ao novo profissional ou mesmo àquele que deseja ampliar sua atuação neste setor. Showroom, palestras e workshops ocorreram durante os quatro dias da feira mostrando ao visitante as facilidades e apresentando o baixo investimento no uso desta técnica.
“Nosso propósito em participar de feiras voltadas ao grande formato é mostrar a crescente importância do pequeno formato, que vem sendo inserido com o peso que merece no mercado, seja em sublimação, transfer e até artesanato. O segmento vem apresentando resultados diferenciados, com um produto final de excelência. A Ilha da Sublimação ComunidadeWEB FESPA Brasil unificou e fortaleceu este movimento, mostrando desde o ano passado resultados positivos e crescentes, nos levando a crer que este é o caminho. Ela é sucesso garantido para todos os seus participantes”, ressaltam Alex e Ludmilla Falcão, sócios-proprietários da ComunidadeWEB.

CAMBEA 9
Com realização da ALLTAK , incentivando o mercado de customização automotiva e impressão digital, O CAMBEA completou na FESPA sua nona edição. Na etapa classificatória, o competidor dispunha de 1h30 para envelopar uma lateral e um capô de um carro. Na sexta-feira, as 6 equipes classificadas disputaram a semifinal. No último dia da feira, 3 equipes disputaram o primeiro lugar.

Marcelo Souss, diretor da Alltak, comentou sobre as inovações neste ano.
“Trouxemos muitas novidades e mostramos a transformação de nosso produto, com mais brilho e a película de proteção que ajuda muito os aplicadores. Este é nosso objetivo, melhorar sempre o produto e trazer novidades para a feira. A visitação foi muito interessante: o número deste ano nos impressionou do primeiro ao último dia. O estande esteve sempre cheio. A FESPA Brasil foi um sucesso para a gente”.
O vencedor foi a WS Adesivações, equipe formada por Francisco Wellington da Silva e José Rafael Xavier, repetindo sua classificação no Cambea 8, que aconteceu durante a ExpoPrint 2018. O vencedor do CAMBEA 9 irá disputar o World Wrap Masters Series, que ocorre em Munique, Alemanha, em maio.
“Realmente é um grande evento, uma satisfação enorme poder participar e conquistar o título. Só temos a agradecer a Deus, a todos que sempre nos apoiaram. Estamos muito felizes”, comemora Francisco Wellington.
“Mais uma vez, representamos o nosso Nordeste no CAMBEA e queremos primeiramente agradecer a Deus, aos nossos patrocinadores, como a Abude Comunicação Visual, além da organização da Alltak e do CAMBEA; todos estão de parabéns!”, completa José Rafael.

Para os expositores, os resultados obtidos na FESPA foram satisfatórios. Além de apresentarem seus lançamentos, puderam intensificar relacionamentos com clientes já antigos e ainda gerar novos clientes.
A HP apresentou em seu stand a HP Látex, linha de tintas que acaba de completar 10 anos e está consolidada, tanto no mercado mundial como no Brasil. A tecnologia evoluiu, com o aperfeiçoamento das tintas e impressoras, o lançamento das soluções de impressão e recorte, e trouxe benefícios marcantes para os clientes, como a secagem instantânea, a resistência a arranhões e a versatilidade de mídias e aplicações.
“A linha HP Latex é nosso carro-chefe para este mercado de comunicação visual, e nosso desafio é aflorar a criatividade deste segmento para novas possibilidades e novas formas de negócios. A ideia é que sejamos uma fonte de inspiração para que este mercado busque as novas oportunidades de sair da briga do metro quadrado, abrir a mente para novas oportunidades de negócios. Esta tecnologia de tintas é uma das mais versáteis: com a mesma máquina e mesma tinta, você pode imprimir tecido, canva, papel comum, vinil adesivo, além de ser uma tinta ambientalmente correta, pois a base é agua”, comenta Edissa Furlan, gerente de marketing da HP.
Para Erica Medeiros, coordenadora de vendas da Aplike Auto-adesivos, houve uma visitação além do esperado em seu stand.
“ A expectativa era preencher 80 formulários por dia e hoje, segundo dia, já somamos mais de 240. O resultado tem sido surpreendente.”

A Canon também obteve resultados positivos nos 4 dias da feira, recebendo em seu stand mais de 1200 empresas que se converteram em possíveis negócios fechados, além de negociações efetivadas na própria feira.
“Realizamos ótimos negócios e conseguimos aumentar nossa participação no mercado durante a Fespa 2019, uma das maiores feiras do setor gráfico. Foram mais de 1200 visitas ao nosso estande e 150 possibilidades concretas de se transformarem em negócio fechado, nos dias de evento. Durante a feira, fechamos cerca de 10 vendas, o que já superou nosso investimento inicial na Fespa, além de, claro, fortalecer ainda mais nossa marca no setor”, afirma Fabiano Peres, gerente de revendas da Canon do Brasil.
A Imprimax apresentou diversos lançamentos em seu stand, e Igor Paiva, gerente de marketing da empresa, relatou o sucesso em novos negócios que a feira proporcionou:
“A FESPA Brasil foi muito boa para a Imprimax, surpreendendo pelo movimento. A cada dia da feira a visitação foi crescendo. Em questões comerciais, foi ótima, fechamos muitos negócios aqui dentro. Nosso destaque é a Silver Max, linha colorida polimérica intermediária, que atende tanto o mercado de comunicação visual como decoração e automotivo. Usamos no estande em diversas aplicações, tanto na decoração como no carro. Outro destaque é a pastilha resinada, a RevestMax, que surpreendeu muito e é uma das novidades para 2019. A feira está de parabéns e surpreendeu de verdade em questão comercial e de público, foi muito boa”.

A próxima edição da feira já tem data confirmada. A FESPA Brasil | Digital Printing 2020, sob o tema “O Poder da Impressão”, será realizada novamente no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo, de 18 a 21 de março.

www.fespabrasil.com.br
www.apsmarketing.com.br

Tire suas duvidas aqui