0 Comments

(para aparelhos eletrônicos feitos em ferro, aço, alumínio ou alumínio pintado)
Exemplo de produtos que utilizam silk screen em seu painel: caixa eletrônico, gabinete de máquina de solda, caixa de força, painel de máquina industrial, equipamento agrícola e painel de mesa de som.
Dicas de utilização de tintas
Os tipos de tintas mais usado neste material são: sintética brilhante, secagem ao ar e epóxi (bicomponente).
É recomendado secar em estufa a fim de garantir uma melhor fixação.
Sempre consultar o fabricante de tinta ou um técnico, para que este indique qual a tinta correta a ser aplicada no material onde será feita a impressão, evitando, desta forma, problemas futuros.
Em ferro e alumínio com pintura eletrostática, usar tinta epóxi bicomponente. Usar um catalizador no preparo da tinta. Só prepare a quantidade a ser utilizada.
Devido ao aço ser um material de difícil aderência da tinta, muitos utilitários utilizam ácido com a finalidade de marcar o desenho na peça.
Dicas gerais
– Faça um teste antes de colocar em produção para verificar a aderência.
Teste de aderência: usar uma fita adesiva, colar em cima da impressão, esfregar bem o adesivo e puxar de forma rápida. Caso a tinta solte na fita, indica que a tinta utilizada não fixou na peça. Prossiga com os testes até que não haja restos de tinta na fita.
– A impressão em painel utiliza letras e traços muito finos, desta forma deverá ser utilizado náilon mais aberto e usar o solvente retardador. Quando a tinta estiver secando rápido na matriz, poderá ser feito uma mistura de tinta e solvente, para tanto deverá ser usado um equipamento que pode ser uma furadeira com a broca grossa, para poder mexer de forma homogênea, melhorando muito a qualidade da impressão.
– Usar garra comum ou regulável, máquina manual.
– Escolher um equipamento, bem firme, isso ajudará na impressão em painel com mais precisão ao imprimir peça colorida.
– Registrar os materiais a serem impressos, fazendo um gabarito, para o material ficar bem fixo, principalmente quando for imprimir colorido.
– Peças com base curvadas ou diferenciadas, pedir ajuda a um técnico para fazer uma matriz adequada acompanhando a curvatura da peça que vai ser impressa.
– Usar rodo de poliuretano, e o mais recomendado é de 70 a 80 Shore de dureza. Para impressão em superfície lisa, usar uma inclinação de 45º a 60º, quanto mais levantada menos tinta é empurrada para o substrato.
– Só embalar os painéis quando estiver totalmente seco, siga a orientação do fabricante da tinta.
– Sempre fazer uma peça piloto para apresentar ao seu cliente e obter aprovação. Somente após aprovado colocar em produção, para que não haja risco de estar errado.
O uso destas dicas diminuirá o índice de erros e ocasionará um trabalho final com qualidade.
Sucesso a todos!
Hajime Otsuka
hajimeotsuka@yahoo.com.br