Jornal O Serigráfico

A busca por soluções eficientes, inovação, tendência e tecnologia no ramo gráfico levou milhares de visitantes à ExpoPrint Latin America, o maior evento de impressão das Américas
Realizada nos pavilhões azul e branco da Expo Center Norte, entre os dias 20 e 24 de março e organizada pela APS Marketing de Eventos, a ExpoPrint ocorreu nesta edição em paralelo com a ConverExpo, exposição voltada ao mercado de conversão de embalagens e rótulos, reforçando o compromisso em oferecer elementos que primem pela redução de custos nos processos de impressão.
Entre as diversas propostas oferecidas pelos expositores, estava o lançamento de novos produtos e equipamentos. Máquinas de impressão offset produziam com qualidade, mostrando que seguem forte e cada vez com mais inovações. A impressão digital esteve presente em vários mercados, entre eles o fotográfico, editorial, embalagens e outros. A estamparia digital têxtil trouxe novas oportunidades tanto no vestuário quanto na decoração. As tintas também tiveram um espaço, adaptadas às demandas do mercado, atendendo com qualidade, economia e sustentabilidade, que também foi um dos apelos da feira, zelando sempre pelo meio ambiente.
A EFI, fornecedora mundial de produtos, tecnologias e serviços de impressão digital, apresentou em seu stand novidades em equipamentos da linha INKJET e estações para demonstrações de softwares.
“Temos aqui reunidas em nosso stand 6 estações de softwares, cada uma dedicada a um segmento: e-commerce, embalagens, editorial, corrugado e lable , apresentando nosso amplo portfólio de soluções. Qualquer que seja a dúvida apresentada em uma destas áreas, temos especialistas do mundo inteiro que vieram à ExpoPrint com o propósito de apresentar um resultado ao público”, comenta Ernande Ramos, diretor de vendas da EFI na América latina.
A Ricoh, empresa global de tecnologia, e com uma tradição de mais de 80 anos, obteve resultados positivos durante a feira.
“Nossa intenção na feira não foi somente lançar produtos, mas também investir em parceiros para unificar estratégias e oferecer um suporte cada vez melhor a nossos clientes. Fechamos negócios importantes. E há perspectivas de negociações futuras que já estão em andamento”, relata Angel Bustamante, vice-presidente, PPBG da Ricoh na América latina.
A Ampla Impressoras Digitais, além de apresentar seu portfólio de impressoras para a indústria gráfica, anunciou seu novo sócio-diretor, Sidnei Marques.
“A feira foi também um ótimo termômetro do reaquecimento do mercado, não apenas pelas vendas realizadas mas também pelo expressivo aumento de propostas para negócios em um futuro próximo, numa clara tendência de renovação e atualização da atual base instalada de impressoras digitais”, resume Marques.
Rodrigo Bardini, diretor de vendas da Pimenta Print, um dos visitantes da feira, falou sobre a intenção da empresa em adquirir novos equipamentos para estar um passo à frente da concorrência, oferecendo tecnologia avançada e qualidade aos seus clientes. Além de ter participado de um dos congressos.
“Outro destaque foram as palestras de inovações tecnológicas e as impressões 3D de grandes formatos que é a área de atuação da Pimenta Print dentro da comunicação visual”, comenta Rodrigo.
A ExpoPrint encerrou sua participação superando expectativas, ultrapassando a marca de R$ 900 milhões em negócios gerados durante a realização da feira, número ainda podendo ser superado com a inclusão de negócios que serão fechados futuramente.
“Além da esperança de retomada econômica, há muita gente qualificada e disposta a investir em tecnologia. E é preciso destacar a qualidade dos expositores. Foi uma feira completa, com todas as tecnologias: offset, flexo, digital, inkjet grande formato. Isso atraiu muito o público porque a ExpoPrint atende a todas as necessidades, públicos e segmentos da nossa indústria”, finaliza Eduardo Sousa, presidente da Afeigraf ((Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica).

Para agregar conhecimentos, estratégias e novas oportunidades de negócios, quem visitou a feira pôde participar de diversos congressos educacionais e outras atividades paralelas ocorridas em todos os dias em horários programados: Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital, Digital Textile Conference, Flexo Talk & Show, Cambea, Ilha da Sublimação e Gráfica 4.0.

*Em sua quinta edição, o Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital, organizado pela APS e pela FESPA, trouxe conteúdos inovadores sobre impressão digital através de conhecimentos transferidos por profissionais renomados, entre eles: Evandro Matteucci- Kodak, Sidnei Marques- Ampla, Nilton Tsherne-Portal Sublimático, Fabio Mestriner-Ibema e Felipe Sanches-Global Química & Moda.

*A Digital Textile Conference, patrocinada pela Global Química e Moda, reuniu especialistas do mundo todo para a sua quarta edição, mostrando conceitos e apontando tendências das estamparias digitais, destacando também os impactos da indústria 4.0 para os negócios. A empresa patrocinadora comemorou o sucesso no evento, onde focou o relacionamento com o cliente e a proximidade com o mercado.
“Hoje somos vistos como referência na área têxtil e buscamos o mesmo reconhecimento em outros segmentos, como o de comunicação visual, por exemplo. No encontro, pudemos fortalecer nosso posicionamento, como uma empresa com parceiros reconhecidos mundialmente e produtos de qualidade”, relatou Felipe Sanchez, CEO da GQM.

*Com iniciativa da Abflexo ( Associação Brasileira Técnica de Flexografia), O Flexo Talk & Show compartilhou informações técnicas sobre a flexografia. Marcos Cardinale, gerente de marketing da Esko Latin América, debateu sobre o impacto das novas tecnologias para clicherias e convertedores flexográficos. Gerando ótimos resultados ao final da feira.
“A feira foi muito boa para a Esko. Conseguimos atrair bastante público. Demonstramos nossas soluções de acabamento digital para o mercado de comunicação visual e a tecnologia flexográfica para gravação de clichês, automatização de pré-impressão. Muita gente passou pelo estande, conseguimos fazer ótimos contatos e trazer tecnologia nova nas áreas de flexografia e comunicação digital para o mercado”, comenta Marcos

*Ao som de muito rock and roll, promovido pela Alltak e patrocinado pela Jack Motors, aconteceu o maior evento de envelopamento do mundo, o Cambea. A equipe vencedora, WS Adesivações, de Fortaleza/CE, formada pela dupla Wellington e Rafael, irá disputar o World Wrap Masters Series, campeonato mundial de envelopamento diretamente na Alemanha.
Segundo Marcelo Souss, idealizador do CAMBEA e diretor da Alltak, procuraram nesta edição deixar o formato mais parecido com o campeonato mundial que ocorre na Alemanha. Desta forma, diferente das edições anteriores, a semifinal foi feita apenas com o instalador, sem a presença do ajudante.

*A Ilha da sublimação, uma parceria ExpoPrint, FESPA e ComunidadeWEB, reuniu no mesmo espaço um showroom, e diversas palestras e workshops. Os visitantes podiam observar no showroom os diversos produtos feitos com esta técnica, acompanhando em seguida as palestras ministradas por profissionais como: Alex Falcão e Ludmilla Falcão – ComunidadeWEB, Valdo Santos e Moacir Ferreira – Gênesis Tintas, José Pires de Araújo Jr. – ABTG, Alexandre Keese – PhotoPro, entre outros. No final de cada dia acontecia o workshop, momento de conferir na prática o funcionamento da tecnologia.

*No último dia da feira, O Núcleo Gráfico do Senai, em parceria com a ExpoPrint, promoveu o Gráfica 4.0, palestras voltadas para o aprendizado na indústria gráfica. Enéias Nunes, Felipe Consiglio, Sandra Almeida e outros palestrantes falaram desde a pré até a pós-impressão.

Mara de Paula Giacomeli é jornalista e editora do Jornal O Serigráfico

Comente: