Jornal O Serigráfico

Marabu é um fabricante alemão, líder mundial em tintas, atendendo dois segmentos:
*Creative Colours: voltado para a linha de artesanatos
*Printing Inks: voltado para a impressão serigráfica, tampográfica e digital.
Há mais de 150 anos no mercado, seus produtos oferecem uma enorme variedade de soluções para aplicações de impressão gráfica e industrial.
Em todo o mundo, a Marabu é sinônimo de tintas de alta performance e fabricadas de acordo com os mais altos padrões de qualidade.
A Marabu do Brasil deu início a suas atividades em 2005, tornando-se uma subsidiária da sede na Alemanha, inicialmente focada na área de serigrafia. Mais tarde, incluiu a linha de produtos também nas áreas de tampografia e vernizes. E, por último, iniciou sua linha de tintas para impressão digital, que hoje conta com um sistema de distribuição através de revendas espalhadas por todo o país. Visando atender a demanda não só do Brasil, mas também de toda a América Latina, a Marabu do Brasil montou uma fábrica própria, a qual possui capacidade produtiva superior a 30 toneladas de tinta por mês.
A sede da Marabu é certificada pela ISO 9001 desde 1995 e pela ISO 14001 desde 2003, procedendo um compromisso com a qualidade e proteção ambiental corporativa.
Em 2012, foi certificada para a OSHAS 18001, integrando questões de saúde e segurança ocupacional em seu sistema de gerenciamento.
Este sistema de gestão é obrigatório para todos os funcionários, tanto da sede, quanto das subsidiárias por todo o mundo. Para tanto, possui disponível online um guia traduzido nas línguas de todas suas subsidiárias: o Marabu Management Handbook.
A Marabu do Brasil — assim como da Suécia, Estados Unidos, China e França — é certificada com os mesmos padrões ISO que a sede e vem exercendo um papel fundamental no formato da tecnologia digital, serigráfica e tampográfica.
No mercado de impressão digital, a Marabu tem como meta desenvolver a melhor tinta possível para cada cabeça de impressão, otimizando seu conhecimento especializado como fabricante de tinta e tecnologias específicas. Assumiram uma política de revenda que permanece positivamente estável.

“Temos crescido bastante no mercado digital no Brasil, hoje eu diria que em várias linhas de produtos já somos líderes no mercado. Conquistamos credibilidade com o cliente, com o mercado e com a revenda. Adotamos uma política de revenda há três anos e esta segue constante, sempre com resultados positivos. Revendedores antigos retomaram a força e alcançamos novos revendedores em lugares que não tínhamos participação. Tanto na área de tintas solventes, como tintas para sublimação e UV”— comenta Lara, gerente nacional da Marabu do Brasil para o mercado digital.

Um dos princípios da Marabu é buscar a excelência, sempre levando em conta a satisfação do cliente. E, para tanto, é muito rígida na questão de transferir este preceito às revendas através de treinamentos.
“As revendas são obrigadas a ter um número de técnicos determinado em função do tamanho do mercado. Estes técnicos são habilitados para fazer conversão, suporte de primeiro nível e perfil de cor” — explica Lara.

As revendas permanecem fiéis aos produtos da Marabu, e até que se afastaram, acabaram voltando devido à confiança na empresa e qualidade dos produtos.

“Estamos em um processo estável e controlado, valorizamos e respeitamos muito o trabalho de nossas revendas. Entendemos que o Brasil é grande demais para atendermos diretamente com a qualidade e agilidade que o usuário precisa” — finaliza Lara.
Em relação ao setor serigráfico e tampográfico, a Marabu assegura soluções personalizadas para estes segmentos. As tintas Marabu foram projetadas para operar efetivamente em todos os equipamentos de impressão populares e obtêm resultados impressionantes mesmo em substratos difíceis, atendendo aos desafios em constantes mudanças do mercado.

Mais do que nunca, a Marabu segue consistente no mercado tampográfico de forma a manter abastecido o seu fiel público.
“Além das tintas para serigrafia, pautamos o momento do mercado para afirmar que estamos a todo vapor com as tintas de tampografia, o mercado está sendo abastecido regularmente, nosso estoque está otimizado e não faltará tinta para a tampografia. Por mais rumores que se faça, somos pioneiros e não podemos deixar o nosso público desamparado” — esclarece Marcia, gerente nacional da Marabu do Brasil no segmento serigráfico e tampográfico.

A Marabu atende também o mercado de frascarias, desenvolvendo tintas especiais para este fim. Assim como tintas atóxicas, destinadas ao mercado de cosméticos e farmacêuticos.
Produto de qualidade requer um atendimento de qualidade, para tanto, treina seus distribuidores constantemente para atenderem com padrão de qualidade.

“Não estamos no mercado para sermos mais um, e sim para sermos a diferença. Produtos de qualidade, preço competitivo e soluções integradas. Nossos técnicos estarão sempre à disposição para ajustes de aplicações que possam surgir, a atenção se fará constante, não podemos e não queremos deixar nosso público à mercê de insatisfação e de críticas pelo mau atendimento”— informa Marcia.

Além de atender as revendas, a Marabu atende também diretamente grandes corporações e grandes redes no mercado mundial, entre eles: Audi, Volkswagen e Apple.

Sobre a garantia de rapidez na entrega de seus produtos, Marcia finaliza dizendo manter um estoque que abastece 3 meses de produtos de giro constante. Os demais são controlados conforme o fluxo.

Marabu: uma empresa com uma história orgulhosa e um foco claro em produtos de alta qualidade, fabricados em condições justas. O melhor custo benefício do segmento.

Visite o estande da Marabu na Expo Print Latin America 2018, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de março na Expo Center Norte – Pavilhões azul e branco – São Paulo/SP

www.marabu.com.br

Mara de Paula Giacomeli é jornalista e editora do Jornal O Serigráfico

Comente: