Jornal O Serigráfico

Com 403 expositores, cerca de 110 mil visitantes e mais de 550 caravanas de todo o país, a feira mostrou mais uma vez a força do artesanato e das artes manuais na economia brasileira. Evento foi realizado entre 3 e 8 de agosto, no São Paulo Expo

A Mega Artesanal, maior feira de produtos e técnicas de artes manuais e artesanato da América Latina, deixou um gostinho de quero mais para os apaixonados pelo segmento. Com número recorde de expositores, que este ano chegou a 403, cerca de 110 mil pessoas e mais de 550 caravanas vindas de todos os cantos do país, a feira mais uma vez foi mega e fez juz ao nome.

“Na feira ocorreram diversos cursos, foram cerca de 300 por hora, muito deles gratuitos, demonstrações de produtos, lançamentos, além de artes manuais e artesanato. Houve uma parte dedicada a corte e costura e também outra dedicada a decoração de festa”, comenta Rita Mazzotti, diretora da WR São Paulo e organizadora da feira.

Destaques:

Casa da Mega & Jardim Artesanal
Com 560 m² e feita com paletes, tendo cada um de seus 16 ambientes decorados por um grupo de mais de 20 artistas e artesãos liderado por expoentes do segmento, como Bete Ribeiro, Diná Rocha, Dotan de Mayo, Flávia Terzi, Peter Paiva, Vanessa Guimarães e Vlady, entre outros.


Cursos
Se o objetivo era aprender novas técnicas e se aperfeiçoar para garantir uma renda extra ou apenas por hobby ou terapia, a Mega 2018 provou aos milhares de visitantes que eles estavam no lugar certo. Foram oferecidos cerca de 300 cursos por hora, de tricô, crochê, bordado, corte e costura, confeitaria e decoração de festas, entre outras técnicas.

Novidades
A Scrap Brasil lançou a Cricut Maker, que em poucos minutos corta desde papeis e tecidos delicados até materiais espessos como couro.
Já a Singer, trouxe modernas máquinas de costura domésticas, além de acessórios para quem pratica a costura criativa. Entre os destaques da marca estavam a Legacy C440 e Confidence 7640, ambas com recursos para facilitar e sofisticar o trabalho de artesãs e artistas que têm a costura como fonte de renda extra.

Rua das Artes
Durante a Mega Artesanal 2018, a Rua D do São Paulo Expo mudou de nome e atendeu por Rua das Artes. Por toda sua extensão, 20 totens e 5 gazebos funcionaram como vitrine e mostraram um pouco da diversidade e da riqueza das artes manuais e do artesanato.

Desafio de Moda
Disputado por 40 alunos do curso de Modelagem do Vestuário das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) José Rocha Mendes e Carlos de Campos, durante a Mega Artesanal 2018, o Desafio de Moda tinha como objetivo mostrar que é possível alinhar o artesanato à moda, usando materiais como papel, tintas, feltro, fitas e fios, tecido, botões e outros aviamentos.

Exposições
As exposições são uma tradição na Mega Artesanal e uma oportunidade para o público conhecer o trabalho e o talento de artistas e artesãos. Em 2018, um dos destaques foi a exposição “Consciência Ecológica e Arte Contemporânea”, que reuniu o trabalho de mais de 100 artistas, alunos e ex-alunos da Contempoarte. As obras foram feitas com embalagens recicladas de leite longa vida.

A Mega Artesanal 2019 já tem data confirmada, será realizada de 2 a 7 de agosto, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Mais informações: www.wrsaopaulo.com.br

Agradecimentos: Rita Mazzoti, diretora da WR São Paulo e organizadora da Mega Artesanal.

Comente: