0 Comments

Descobrir os segredos que estão por trás da mente humana é algo que deixou de interessar somente aos pesquisadores. Essa busca por compreender melhor o cérebro humano passou a fazer parte da vida de vendedores e empresários que desejam alavancar os negócios ao desvendar o funcionamento da mente de um humano.

Com os avanços da neurociência aplicada aos negócios, o neurobusiness surge como uma oportunidade para desenvolver soluções, inovar e aumentar as vendas. Afinal, saber o que está por trás do comportamento do cliente, colaborador, fornecedor e parceiro favorece a conquista de qualquer desafio.

O que é neurobusiness?

O neurobusiness é uma ramificação da neurociência comportamental, campo que estuda o contato do cérebro com emoções, instintos, sentimentos e comportamentos.

No mundo dos negócios, representa uma gama de oportunidades para alavancar resultados. Muda a forma com a qual uma empresa resolve problemas, inova, desenvolve novos modelos de negócio ou até mesmo fortalece o seu posicionamento. Uma mudança estratégica que coloca o comportamento humano no centro de tudo. Preparado para mudar o mindset do seu negócio?

Concentre-se em sentir
Como primeiro sentimos e depois pensamos, é preciso ter em mente que o sentimento acontece antes do raciocínio. Lembrar que as pessoas agem conforme o que sentem é um passo importante para tomar decisões com empatia.

Ancoragem
Se uma expressão popular pudesse descrever a ancoragem, seria: “A primeira impressão é a que fica”. Torne seus consumidores e clientes mais dependentes da primeira informação ou impressão que elas têm para a tomada de decisão.

Tenha atenção redobrada com o visual
Dizem as pesquisas que uma pessoa consegue lembrar muito mais de imagens do que de textos. Nesse sentido, cuidar da comunicação visual que o seu negócio transmite é fundamental para ser visto com bons olhos no mercado.

Aversão à perda
É em um atalho mental que mostra que preferimos evitar perdas do que focar em prováveis ganhos. Isto envolve tanto produtos e serviços quanto informações ditas como exclusivas, especiais, privilegiadas.

Heurística
Com base em conhecimentos próprios ou sobre o que outras pessoas dizem, criamos as nossas verdades.

Reciprocidade
Tendemos a retribuir, na mesma proporção, o que o outro nos concedeu. Simpatia e afinidade geradas pela outra pessoa também influenciam na nossa disposição de retribuir.

Pensamento gera emoção. Emoção gera comportamento. Comportamento repetitivo gera hábito. São nessas relações que as empresas e organizações têm se valido e buscado conhecer de modo a influenciar os potenciais clientes ou compradores de um serviço.

Em um mercado cada vez mais complexo e competitivo, estar aberto a estudar o comportamento humano se torna um fator de sobrevivência. O neurobusiness vai mudar profundamente a forma com a qual faremos negócios. Entender os desejos e necessidades de pessoas imersas em uma sociedade em constante mudança é economizar tempo e dinheiro.

Iara Luz é Master Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e fundadora da Direction Coaching, empresa preparada para guiar transformações positivas em pessoas e organizações. Iara atua há mais de 20 anos na área de liderança de equipes e trabalha como coach de vendas aplicando técnicas de Coaching e PNL com lideranças e equipes comerciais. Acompanhe seu trabalho nas redes sociais:
Facebook https://www.facebook.com/iaraluzcoaching/
Instagram https://www.instagram.com/direction_coaching/
LinkedIn https://www.linkedin.com/in/iara-luz/

Tire suas duvidas aqui