Jornal O Serigráfico

Impressas com a tecnologia HP Látex, as telas da mostra The Wall utilizam diversas linguagens visuais, como aquarela, foto e vídeo

HP-PANAMERICANAA HP e a Panamericana Escola de Arte e Design inauguram a mostra The Wall e celebram o resultado de uma parceria inédita, cujo objetivo é estimular o conhecimento e a criatividade dos alunos. Aberta ao público na unidade Groelândia da Escola, de 27 de fevereiro a 30 de abril, a mostra tem como base um concurso realizado junto aos alunos da Panamericana. A ideia do projeto foi proporcionar aos estudantes a possibilidade de entender como funciona na prática o processo de criação de ponta a ponta, incluindo as etapas de finalização e impressão. “O conhecimento de todo o processo, da concepção até o momento em que o projeto chega às mãos e aos olhos dos consumidores, é um diferencial para qualquer criativo. A parceria com a HP é inédita, pois nossos alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o nascimento e a execução dos projetos dentro de sala de aula, com o auxílio dos professores”, afirma Alex Lipszyc, diretor de ensino da Panamericana.

Para o concurso The Wall, todos puderam compreender na prática a importância de se conhecer bem os materiais, tipos de mídias, tintas e cores, além de formatação e tamanho dos arquivos, para que a impressão saia com a mesma qualidade do projeto desenvolvido no computador. Os finalistas visitaram o showroom da HP, onde puderam fazer a finalização e a impressão das imagens.

O projeto vencedor foi concebido por um grupo de alunos do terceiro ano do curso de Artes Plásticas e selecionado por um júri formado por profissionais tanto da Escola quanto da HP. Dividido em 100 telas, o painel conta com as mais diversas linguagens visuais, como aquarela, vídeo, arte digital, acrílico, foto e colagem. As obras, que foram unificadas por linha de grafismo, ocupam os dois lados de uma parede de aproximadamente 72 metros quadrados. Ao todo, foram usados no projeto The Wall cerca de 150m² de canvas, material cedido pelo fabricante de tecidos Têxtil Noveleto, parceiro HP. O resultado é uma obra que reúne propostas e estilos diversos, gerando uma nova identidade, coletiva e única.
Além disso, os alunos do primeiro ano curso de Fotografia também foram reconhecidos pela HP e a Panamericana. Eles idealizam um projeto a partir da ideia de que, com criatividade, é possível ir além. Assim, as fotos impressas e adesivadas no túnel do terceiro andar da sede Groenlândia retratam, de forma linear, um aluno passando uma espécie de “bloco” para outro, como forma de mostrar que todos são capazes derrubar barreiras.

Tecnologia e criatividade

As imagens que compõem a mostra The Wall foram impressas pela empresa System Comunicação Visual, utilizando a primeira HP Látex 3000 do Brasil, uma impressora industrial com tecnologia de impressão sustentável, capaz de produzir impressos com excelente qualidade, sem cheiro, sem poluentes de ar nocivos à saúde e com velocidade máxima de até 180 m²/h.
“Todas estas características associadas à durabilidade de até 200 anos contra desbotamento (em ambiente interno sem incidência direta da luz solar) permitem que os clientes HP explorem, além da impressão para comunicação visual, a produção para o mercado de decoração, oferecendo a personalização de quadros, papéis de parede, cortinas e muitas outras opções”, afirma Luis Otávio Palácios, diretor de vendas e marketing da divisão de impressão em grandes formatos da HP Brasil. Além da impressão, a System foi responsável também pela realização de todo o trabalho de marcenaria e finalização das imagens, emoldurando as impressões e instalando-as na parede para a composição do The Wall.

Para Alex Lipszyc, o principal diferencial de iniciativas como a parceria com a HP é o de aliar criatividade e tecnologia, fundamentais em todas as etapas de criação. “Os professores e coordenadores foram instruídos a fomentar o processo criativo, incluindo a impressão como parte do processo em sala de aula. Assim, os alunos puderam experimentar os diversos tipos de aplicações, como adesivação, papel de parede, quadros, cadeiras, cortinas e almofadas, ampliando ainda mais as possibilidades de materialização da imagem”, conta.

SERVIÇO: Exposição The Wall
Local: Panamericana Escola de Arte e Design – Unidade Groenlândia – Rua Groenlândia, 77
Período: 27 de fevereiro a 30 de abril
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 12h. Não abre aos domingos e feriados
GRÁTIS – ABERTA AO PÚBLICO
Informações: Tel. (11) 3887.4200 – http://www.escola-panamericana.com.brwww.facebook.com.br/panamericanaescoladeartedesign
Fonte: HP

Comente: