Jornal O Serigráfico

Atualmente, os fabricantes de tintas têm solução para quase todos os tipos de materiais no ramo da serigrafia. É necessário, portanto, saber o material que vai ser impresso, para então identificar a tinta correta.
Todo fabricante tem um boletim técnico de cada tinta que ele fabrica que pode ser conferido em seu site, tendo acesso a informações de cada produto.
O melhor meio de escolher uma tinta é pela qualidade e suporte técnico oferecido pela empresa.
Veja abaixo algumas dicas para utilização de tintas em diversos materiais:

– Para não ter dúvidas quanto a aplicação e aderência, é aconselhável fazer um teste antes da produção e sempre seguir as recomendações do fabricante, ou consultar um técnico de sua confiança.
– Alguns tipos de materiais (adesivo de vinil, papelão, PVC, tecido de algodão), por terem facilidade de aderência, aceitam tinta de qualquer fabricante.
– Se após o uso de um determinado tipo de tinta verificar que não houve aderência, deverá usar outro tipo de impressão.
– Ao trabalhar continuamente com o mesmo material, e verificar que não houve problemas, é aconselhável padronizar o tipo de aplicação.
– Quando mudar de fornecedor do material, isso vale para todos os setores da empresa e não somente o uso de tintas. Deverão ser feitos novos testes a fim de verificar a
fixação da tinta no material.
– É via de regra ter disponíveis cores básicas de algumas tintas, como: vinílicas, sintéticas e acrílicas à base de água.
– Não estocar tintas devido ao curto prazo de validade. Compre somente o que vai usar. Para isso, o impressor seria a pessoa certa para calcular o quanto vai gastar de tinta em determinado mês, que usará como artifício o cálculo fornecido pelo fabricante do rendimento de cada lata de tinta em relação ao tipo de nylon utilizado.
– A tinta UV é a mais recomendada pelo índice de produtividade, secagem imediata e entrega rápida.
– Solicitar catálogo de cores ajuda na hora da escolha de tinta pronta
na cor desejada sem ter que manipular.

Sempre consultar um técnico de sua confiança.

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS OS LEITORES QUE ACOMPANHAM AS NOSSAS MATÉRIAS.

Obrigado,
Hajime Otsuka

hajimeotsuka@yahoo.com.br

Comente: