Jornal O Serigráfico

Um dos patrimônios mundiais da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO mais ameaçados no planeta pelas mudanças climáticas é a Grande Barreira de Coral da Austrália. São mais de 2.200 quilômetros que se estendem pela costa australiana que até já aparece via satélite como uma imensa mancha branca. Essa mancha refere-se ao branqueamento dos corais, provocado pelo aquecimento e pela acidificação das águas, fazendo com que os corais morram.
Outra causa do branqueamento é a imensa quantidade de plásticos que podem envolver esses corais não os deixando respirar e se movimentar, provocando também a morte dos mesmos.
Assim acontece com o vidro e o plástico, que são os maiores vilões na decomposição, levando milhares de anos para que isso aconteça.
As multinacionais do mundo, em função dos acordos ambientais das reuniões anuais e estudos relacionados, além da pressão de ambientalistas e consumidores, estão adotando medidas para reduzir o descarte desses materiais.
Até 2025, empresas como Nestlé, Unilever, Mondelez, Pepsico, Mars, Walmart, Coca-Cola, AB InBev, já adotaram a meta global de tornar 100% das embalagens de seus produtos envazados em embalagens retornáveis ou feitas de material reciclado. O objetivo é que nenhuma embalagem seja descartada em aterros sanitários ou termine como resíduo em mares, oceanos, rios ou lagos.
Isso mudará a forma de impressão. Fique atento para as novas mudanças e promova em seu negócio algumas alterações, pois em algum momento, nessa cadeia, as empresas exigirão para a continuidade como fornecedor de toda uma estrutura para atingir a meta global.
Faça a sua parte, promova ações ambientais em sua infraestrutura e documente esses fatos, caso não tenha nenhuma certificação ambiental, pois isso será um início para o seu desenvolvimento no futuro.

Silvia Regina Linberger dos Anjos
www.maqtinpel.com.br

Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/meio-ambiente/projeto-usa-reproducao-artificial-para-salvar-grande-barreira-de-coral-22117431#ixzz5CYIRd4l6

Comente: