Jornal O Serigráfico

Hajime Otsuka
hajimeotsuka@yahoo.com.br

A emulsão com sensibilizador bicromato (líquido) é usada quando não se tem uma boa fonte de luz UV, como lâmpada fluorecentes, fotofloods, leds, etc. Para você preparar essa emulsão, deverá diluir toda vez que for usar, na proporção de 10:1. Usar becker e proveta para fazer a medição. O bicromato é tóxico, portanto deve-se tomar cuidado na hora de manipular. Deve-se usar óculos de proteção e luvas.
Depois de preparada, ela dura 2 dias. Após esse período, esta deve ser descartada. Esta é uma emulsão que não gosta de muito calor, por isso evite secar muito. Com calor acima de 40 graus, a emulsão revelará com o calor do seu secador ou estufa.
Já a emulsão com o sensibilizador diazo (pó), é utilizada por quem tem uma fonte UV: usar lâmpada HQA 400, Metal Halóide 1000, 2000, 4000. Caso não tenha essa fonte de luz, não tente usar essa emulsão, porque você não vai conseguir revelar mesmo deixando horas na frente da lâmpada. O sensibilizador diazo não é tóxico, porém mesmo assim recomenda-se o uso de óculos e luvas na hora de prepará-lo. O preparo da emulsão com diazo deve ser feito no vidro que está o pó, completando com 60 ml de água destilada para diluí-lo. Depois de diluído, coloque-o dentro do pote de emulsão, preparando o pote todo e mexa bem para que fique bem homogêneo. A emulsão vai durar mais de 3 meses, mas deve-se armazenar em local fresco e ir usando até acabar.
Hoje não existe emulsão ruim, todas são de qualidade. O que está acontecendo é falta de orientação, já que comprar uma emulsão só por ser de alta definição não resolve o problema se você não tiver uma fonte de luz adequada, pois não atingirá o resultado que a emulsão daria. Nesse caso, peça sempre a ajuda de um técnico de sua confiança.
Fabricante: vender não basta; fazer acontecer é maravilhoso. Ensine o seu cliente a usar o seu produto!

Hajime Otsuka é diretor do Shopping Screen

Comente: