Jornal O Serigráfico

Por: Mara de Paula Giacomeli

A feira contou com diversas palestras, workshops, atrações e eventos, gerou uma grande quantidade de negócios fechados e implantou sua nova marca

A 28º Serigrafia SIGN FutureTEXTIL reuniu 36.800 visitantes que puderam contar com diversas soluções no segmento de sublimação, serigrafia, decoração de interiores, impressão digital têxtil, sinalização, impressão em grandes formatos, brindes e personalização.
No segundo dia da feira, visitantes e expositores foram surpreendidos com uma grande novidade. A Informa Exhibition, líder em feiras, eventos e congressos anunciou: “Serigrafia SIGN FutureTEXTIL agora é Future Print”
O reposicionamento da marca se firmou após quase um ano de pesquisas, envolvimentos e estudos, partindo para uma linguagem única que agregasse diferentes mercados, surgindo como uma renovação da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL.
“Optamos por dar uma cara nova, uma roupagem nova, um nome novo, mas a essência da feira continua a mesma. Não vamos perder nenhuma setorização, nenhum item, nenhum segmento. A nova marca surgiu como um facilitador para as pessoas que querem procurar uma feira que seja do segmento de impressão para qualquer substrato e em qualquer tipo de aplicação, desta forma trabalhamos o “Print” da marca. O “Future” surgiu com a pergunta: Vamos para onde? Vamos para onde o mercado caminhar, o Future nos abre esta possibilidade de acompanhar o mercado”, explica Liliane Bortoluci, diretora da feira.
A feira contou com diversas palestras, workshops, atrações e eventos que, além de agregar conhecimento, contribuindo para a profissionalização dos participantes, trouxe novas oportunidades de negócios.
Patrocinada pelas empresas Gênesis, Tucano Equipamentos, Global Química & Moda, Fremplast, Agabê e Saturno, a segunda edição da “Serigrafia em Ação” levou novidades, conhecimentos e informações aos participantes, onde o objetivo era mostrar o processo serigráfico aplicado a diferentes nichos do mercado: moda esportiva, tecnologia UV, brindes promocionais e moda rock/geek, além de apresentar as principais tendências. A dinâmica do evento consistiu em, após a palestra sobre o tema relacionado, conceder uma visita guiada com demonstração prática de uma estamparia em todos os processos.
“O público voltado ao mercado serigráfico vinha sinalizando ao longo dos últimos anos uma escassez de informações sobre o mercado serigráfico e uma diminuição no espaço dos serígrafos. A grande novidade de 2018 foram os novos parceiros, que juntos uniram forças para apresentar novidades e muito conhecimento para os visitantes. Apresentamos todo o processo de uma estamparia, passando pela pré-impressão, impressões serigráficas e estamparia digital. A adesão foi excelente e surpreendeu a todos. O público participou ativamente dos tours”, comenta Moacir Ferreira, consultor, palestrante e coordenador da Escola Gênesis/SILKTV.
Patrocinado pela Aplike adesivos, o Fórum Serigrafia SIGN FutureTEXTIL ofereceu aos participantes palestras apresentando tendências e oportunidades em gestão, mercado e produção para os segmentos de sublimação, comunicação visual e impressão digital têxtil.
Tendo como objetivo mostrar o fluxograma de pesquisa, desenvolvimento e produção de uma estampa digital têxtil aplicada em diversos nichos e ainda ser referência de aprendizado tecnológico no mercado de estamparia digital têxtil, o espaço Future Têxtil, patrocinado pela Metalnox, Mimaki, Epson e Havir, se mostrou como um canal de conexão de ciência para o networking profissional e de visibilidade dos expositores e seus produtos e um ponto de convergência de informações tecnológicas de impressão digital e híbrida no mercado têxtil. Com a curadoria da ArtZone com os produtos Lubrizol para impressão digital e da Panorama com o software AVA para estamparia, o espaço superou as expectativas.
“Pela segunda vez, atingimos nossos objetivos, recebemos retorno muito positivo dos visitantes. Tivemos visitação muito rica em interesses de profissionais da área de impressão que planejam entrar na estamparia têxtil, bem como de profissionais de estamparias que trabalham com fibras sintéticas e querem ingressar na impressão em fibras naturais. Empreendedores interessados nos temas da indústria 4.0 ligada à estamparia e fábricas compactas do modelo 4.0 também estiveram presentes em nosso espaço. Podemos contar ainda com estudantes e professores da área de moda, executivos de empresas públicas e privadas, instituições de ensino profissionalizante, expositores e visitantes do Brasil e exterior”, informam Sarah Caldas, Herculano Ferreira e Pedro Dupláa, curadores do espaço.
Em sua segunda edição, o espaço DECOREXPRES, patrocinado por Endutex, Roland DG, HP, Aplike e Arte Nobre, levou o visitante a presenciar soluções que a comunicação visual oferece para a decoração através de um projeto assinado pela designer de interiores Bianka Mugnatto.
Partindo desta mesma concepção, a Imprimax trouxe para a feira um stand mais interativo, promovendo o Decor Wrapping Brazil, o primeiro campeonato de envelopamento decorativo do Brasil. Profissionais da área de envelopamento decorativo e sign makers participaram das etapas que levaram duas equipes à grande final. O vencedor foi a equipe da Artimax formada por Aline Taine Guaiume e Priscilla Ferreira Gomes.
“Foi uma experiência incrível, não esperávamos ganhar dentre os 16 melhores do país. Foi uma grande surpresa. Iremos aproveitar esta premiação da melhor forma, pois devido a já atuarmos no ramo de decoração e automotivo, com esta premiação com certeza ganhamos uma nova empresa. Queremos agradecer esta oportunidade que realmente foi um sonho que se tornou realidade”, comenta a dupla vencedora.
Para aqueles que almejaram fechar um negócio ali mesmo na feira, a Sala de Crédito reuniu a FIESP, ABRIGRAF e SINDIGRAF, oferecendo programas especiais de financiamento para aquisição de equipamentos e outros investimentos na área dos segmentos da feira. Estas entidades, juntamente com o SEBRAE, abordaram no Ciclo de Palestras Temáticas assuntos como gestão, marketing, Indústria 4.0, entre outros.

Expositores relataram resultados positivos e satisfatórios no decorrer da feira, grande volume de negócios gerados além do fortalecimento de relacionamentos com clientes.
A Aplike Adesivos no segundo dia da feira já havia captado 450 fichas de futuros novos clientes além das visitas de consumidores antigos.
A Roland DG utilizou a feira para fortalecer a versatilidade do portfólio da marca e apresentou tecnologia para atender diversos tipos de mercado, demandando atendimento para atender todo tipo de empresário.
A JC Digitex aproveitou do momento para apresentar a Isocarbo, tinta com tecnologia italiana voltada ao mercado têxtil.
Para Ivan Teles, gerente de marketing da Fremplast, a feira foi um ótimo momento para firmar relacionamento com clientes antigos, o que acabou se tornando mais importante do que gerar novos negócios.
“O resultado foi satisfatório. Temos bastante produto novo e vamos trabalhar pós-feira. Colhemos informações, fortalecemos parcerias e vamos trabalhar com estas referências a longo prazo”, comenta Ivan.
Quem visitou o stand da Ampla pôde conferir impressoras de suas linhas Profissional, Industrial Leve e Industrial, destacando o lançamento da terceira geração da New Samba XT RR UV Led.
Para Vagner A. Martins, coordenador comercial da Digimais, os resultados foram surpreendentes.
“Estamos expondo novidades na linha UV e sublimação. Já temos reuniões e negociações agendadas e esperamos ter trabalho para o ano todo”, comenta.
A Agabê destacou alguns de seus principais produtos e relatou um maior interesse dos visitantes por novidades no setor serigráfico.
A HP Inc. apresentou, pela primeira vez no Brasil, a série HP DesignJet Z6 e Z9+. As impressoras foram projetadas para maximizar o desempenho, oferecendo qualidade de impressão com menos tintas e simplificando a capacidade de gerenciamento com redução de custo.
“A nova série de impressoras DesignJet Z é excelente para redefinir as possibilidades de impressão para foto e sinalização profissional, além de ajudar os fornecedores de serviços de impressão a impulsionar o crescimento dos negócios”, afirma Renato Barbieri, Diretor de Artes Gráficas da HP Inc. Brasil. “Nós desenvolvemos criteriosamente as novas impressoras para oferecer uma qualidade de imagem impressionante em velocidades mais rápidas, tecnologias de cores inovadoras e com o novo cortador vertical para maior produtividade”, acrescenta o executivo.
A fabricante Canon apresentou a funcionalidade da Océ Colorado 1640, impressora com alta produtividade, ampla gama de aplicações e baixo custo operacional. Manuel Valente, supervisor de vendas da linha PPS e DGS da Canon do Brasil, avaliou como positiva a participação na feira.
A Global Química e Moda (GQM) apresentou na feira seu mais novo parceiro de negócios: a OKI Data, multinacional especializada em impressoras e exibiu ao mercado o projeto Fábrica de Estampas, conjunto de soluções que inclui, além dos maquinários, o Papel Neenah Coldenhove, que já fazia parte do portfólio da GQM e oferece agora papéis especiais para a transferência de imagens feitas em impressoras laser e LED.
“Estamos ainda conhecendo e desenvolvendo o processo, mas podemos adiantar que é um equipamento de investimento inicial barato e que atinge uma gama bem ampla”, ressalta Fabiana Coutinho, analista de marketing da GQM.

A próxima edição da feira, já com a nova marca Future Print tem data confirmada: acontecerá entre os dias 10 e 13 de julho de 2019 no Expo Center Norte.

Fonte: www.informaexhibitions.com.br
www.serigrafiasign.com.br

Comente: