Jornal O Serigráfico

Recentemente recebi uma encomenda para o dia dos pais de algumas tábuas de vidro para corte. Consultei o site do fornecedor, onde constava estoque dos produtos e fechei a venda. E qual não foi minha surpresa quando, na hora da compra, as tábuas de vidro não estavam disponíveis à pronta entrega… O fornecedor me prometeu para a semana seguinte e nada. Para a outra e nada! O que fazer se a encomenda tinha data certa para ser entregue, já que faria parte de um evento da empresa? Busca outro fornecedor daqui, outro dali e não teve jeito: ninguém no mercado oferecia peças iguais àquela que enviei de amostra para o cliente.

Tabua-de-vidro-resinada

Tábua de vidro resinada

Como comprometimento é o meu maior lema, o jeito foi correr atrás de uma maneira de suprir essa necessidade. Na hora me lembrei da Subliresin, da Fremplast, que eu havia visto sendo aplicada em chinelos e tinham me dito que existia também para vidros, porcelana, etc. Procurei e encontrei os vidros temperados cortados na medida em que eu precisava. Agora só faltava aplicar a resina e sublimar os vidros.
Conversando com os técnicos da Fremplast, entendi que a resina de chinelo é diferente da resina para vidros e porcelanas e acabei indo fazer um treinamento na empresa para aprender a aplicá-la. Nas opções fosca ou transparente – a primeira mais indicada para o meu caso, já que era um vidro e eu necessitava de uma certa cobertura para as áreas de foto que fossem brancas, para que não ficassem totalmente transparentes – a resina é extremamente fácil de ser aplicada. Diluída na proporção 10:2, ou seja, com 20% de catalisador, a Subliresin pode ser aplicada tanto com rolinho de pelo bem baixo, de espuma, compressor ou com tela de serigrafia de 44 fios. Esta última opção oferece um acabamento mais uniforme e menos granulado, porém em todos os casos depois de feita a sublimação eu alcancei um excelente resultado. O que notei é que se a camada for mais fina, mesmo com o rolinho é possível obter uma cobertura bastante uniforme.

Tabua-de-vidro-sublimada

Tábua de vidro sublimada

A recomendação de intervalo entre a aplicação da resina e a sublimação é de 12 horas, mas eu obtive maior aderência com intervalo de 48 horas. Outra observação é que como em uma das peças eu acabei espelhando a imagem – o que no caso do vidro não deve ser feito – tive que tirar a resina da lâmina de vidro e reaplicar. O mesmo precisou ser feito com a resina de uma peça que eu tinha em estoque daquele fornecedor anterior, pois parte dela estava soltando e, para não perder a peça, resolvi remover e aplicar a Subliresin. A diferença entre elas foi bastante significativa. Aplicando solvente em ambas, a resina da tábua anterior craquelou inteirinha, bastando passar a mão para remover, o que não aconteceu com a Subliresin, que exigiu mais tempo de “molho” e certa raspagem com espátula de plástico para retirar sem arranhar o vidro, além de reaplicação do solvente em algumas áreas, o que demonstrou uma aderência muito superior da Subliresin em relação à outra.

Recomendações:

– Como é um produto químico, use luvas e máscara na hora da aplicação ou da remoção da resina.
– Evite locais com poeira, pelos, etc. Prefira ambientes controlados, sem vento para que nada pouse sobre a resina.
– Aplique uma camada fina, pois além de render muito mais, você alcançará um acabamento mais fino.
– Aguarde o intervalo de 48 horas entre a aplicação e a sublimação. A aderência e o resultado da sublimação serão superiores.
– Prepare apenas o que for usar. A resina endurece depois de 6 horas de preparada, portanto, o que sobrar deverá ser descartado. Prefira recipientes descartáveis e não tente reaproveitar a resina depois que esta endurecer.
– Se for usar rolinho de espuma, prepare várias peças de uma só vez, pois o rolinho não poderá ser reutilizado posteriormente. Assim como a resina, ele ficará inutilizado após algumas horas.
Obs: Nesta mesma edição você encontra o Passo a Passo da Subliresin para chinelos, mas não se esqueça: trata-se de produtos de produtos diferentes para finalidades distintas. Peça sempre o produto para a finalizade desejada.

 

Comente: