Jornal O Serigráfico


E então junho chegou! E com ele as esperadas festas juninas.
Festa das barraquinhas de doces, pipoca, quentão. Das barracas de pescaria, jogo de argolas e derruba-latas.
Da tradição das charmosas bandeirinhas coloridas, da fogueira de São João, das animadas quadrilhas, do vestido de chita com chapéu de palha. Do correio elegante.
Mas não é somente das festas juninas que lembramos quando inicia junho. Os casais de namorados aguardam ansiosos pelo dia mais romântico do ano: “O dia dos namorados”.
Dia de sair para jantar num lugar especial, ou ficar juntinho em casa. Dia de receber ou dar flores, ou um presente carinhoso. Dia de abrir um vinho, dia de dizer “eu te amo!”
Junho é também o mês do início do inverno no Brasil. Época de tirar as botas e os glamourosos casacos do armário. Época de tomar chocolate quente embaixo das cobertas.
Em junho se comemora a Semana Nacional do Meio Ambiente, conscientizando a população sobre a importância na preservação do patrimônio natural do País.
E neste ano uma outra data também é esperada com igual ou mais intensidade.
A Copa do Mundo FIFA!
E lá vamos nós unir o agradável ao agradável. As bandeirinhas das festas juninas se tornarão verde e amarelo, os casais assistirão as partidas juntos, comendo pipoca e substituindo o vinho pelo vinho quente. O vestido de chita será trocado pela camisa da seleção brasileira, o “pula a fogueira iaiá” será cantado entre os gritos de “Gollllll!!!” e o refrão “O balão vai subindo, vai caindo a garoa” não será colocado em prática em respeito ao meio ambiente. Não solte balão!
Assim é nosso junho. O junho dos casais apaixonados. O junho das comilanças juninas. O junho do friozinho embaixo das cobertas. O junho de torcer pelo Brasil. O junho de aplicar atitudes sustentáveis.
Um junho para vários gostos!
Qual é o seu junho?

Mara de Paula Giacomeli é jornalista e editora do Jornal O Serigráfico

Comente: