0 Comments

Foi-se o tempo em que o vendedor era aquela pessoa que não deu certo em determinada profissão e entrou para a área de vendas. Já vai longe o tempo que para vender só era preciso ser bom de conversa ou ser uma pessoa de boa lábia. Os tempos mudaram e os vendedores também! Agora, o profissional da área de vendas passou a ser um embaixador daquela determinada marca ou produto que representa. E por falar nisso, como anda a sua marca profissional?

Pode ser que você não dê muito valor para a sua marca profissional ou ainda não ter se preocupado com isso, mas é fundamental ter em mente que ela é um fator decisivo na sua carreira, principalmente quando estamos falando de um vendedor. Afinal, a impressão que você expõe será a responsável por todos as etapas da sua negociação e reputação.

Comece pensando em alguns nomes de sucesso do mercado que você trabalha e verá que todos eles foram construindo uma marca que gira em torno de personalidade. Isso quer dizer que todos eles buscaram suas principais características e aproveitaram para criar marcas únicas! Agora, para completar o raciocínio, pense em outros que não conseguiram o mesmo destaque. Você poderá perceber que estes não são capazes de impactar pessoas da mesma maneira, ou seja, não conseguiram construir sua marca profissional.

Construa sua imagem de marca pessoal
A maioria das pessoas acaba pensando que para construir uma imagem é preciso criar uma personalidade a fim de se destacar, e isso é um engano. A sua marca profissional como vendedor deve representar a sua essência, por isso é fundamental o autoconhecimento para descobrir quais são suas principais características e pontos fortes para usá-las a seu favor.

Você é a sua marca
Atualmente, o vendedor e o produto são praticamente a mesma pessoa, então é por isso que você precisa cuidar tanto da sua imagem. É como se você criasse a si mesmo todos os dias e é por isso que eu falo que você é a sua marca. Assim como qualquer produto ou serviço, você também é capaz de ser amado, lembrado, evitado ou até mesmo procurado. A sua imagem é fundamental porque o cliente te enxerga como aquilo que você está vendendo. Aos olhos do mercado, você é um investimento de muito valor.

Marcas também promovem pessoas
O seu potencial profissional deve marcar de forma positiva o mundo corporativo. Querendo ou não, o mercado atrela nomes a resultados, por isso essa imagem positiva é super importante. Para promover a sua marca, use todas as ferramentas disponíveis, como por exemplo networks, eventos e capacitação. Eu gosto sempre de falar que investir nas suas qualidades é investir na sua carreira.

Você pode ser um vendedor excepcional e oferecer o produto que o seu cliente precisa, mas nada adianta se você ainda está sendo rotulado como um vendedor que bate de porta em porta. Você até pode ter uma posição profissional de sucesso, entretanto, se você não se apresenta de forma adequada, você não será visto como aquilo que almeja. Invista em seu autoconhecimento e coaching para identificar as suas qualidades a fim de cuidar da sua credibilidade. Não perca mais tempo e aposte suas fichas na marca mais importante do mundo: você mesmo!

Iara Luz é Master Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e fundadora da Direction Coaching, empresa preparada para guiar transformações positivas em pessoas e organizações. Iara atua há mais de 20 anos na área de liderança de equipes e trabalha como coach de vendas aplicando técnicas de Coaching e PNL com lideranças e equipes comerciais. Acompanhe seu trabalho nas redes sociais:
Facebook https://www.facebook.com/iaraluzcoaching/
Instagram https://www.instagram.com/direction_coaching/
LinkedIn https://www.linkedin.com/in/iara-luz/