Coluna

Venda mais em eventos comerciais

0

É muito comum que gestores não ofereçam treinamentos de vendas às suas equipes porque acham que é um investimento alto. Mas você já parou para pensar o quanto a sua empresa pode estar perdendo por causa disso? Os eventos comerciais são a peça chave para promover relacionamento e novas oportunidades para a empresa.

Não basta estar presente nos melhores eventos do mercado. É preciso ter uma equipe preparada para isso para saber desde os detalhes técnicos do produto e até mesmo como se comportar com público de evento. Por isso, os treinamentos são fundamentais para o desenvolvimento de equipes de trabalho. Quanto melhor preparados estiverem os colaboradores, melhor será o desempenho deles. Dessa forma, eles se tornam mais conscientes dos seus potenciais, elevando sua capacidade de vendas. Listei abaixo quais os principais pontos para treinar a sua equipe.

Alinhamento do time
A transparência da empresa é algo fundamental para o sucesso de todas as áreas, principalmente na área de vendas. Por isso, comunique ao seu time quais são os planos da empresa, o que ela pretende fazer nos próximos meses, como ela quer ser vista no mercado e qual posicionamento de cada fornecedor. O mais importante é que todos estejam alinhados com o objetivo da empresa, além de saber quais são as metas individuais e do time.

Necessidade do mercado
Você precisa ter em mente que nem todo cliente vai comprar o seu produto. Esse princípio pode parecer básico, mas a verdade é que isso não fica claro para a equipe comercial. Ensine a sua equipe quem é o público-alvo e, além disso, mostre quem são os clientes que não se encaixam no seu produto.

Escolha o estilo de treinamento
Existem várias formas de treinar a sua equipe, como por exemplo: treinamento presencial, online, workshop, palestras ou coaching de executivos. Todas elas trarão resultados positivos, mas saiba escolher qual encaixa melhor no momento da sua empresa.

Ouça seu cliente
Nada adianta ter uma equipe treinada somente nas especificações técnicas de um produto. É fundamental que todos tenham um comportamento adequado. Um dos comportamentos que os vendedores de sucesso têm é saber ouvir, entender quem é o seu cliente, o que ele faz, o que ele busca no mercado e como o seu produto atenderá a expectativa dele. Parece básico, mas é desafiador saber fazer as perguntas certas, e ouvir as respostas pode definir o sucesso ou não da sua equipe de vendas.

Faça feedback e celebre os resultados
Tenha o cuidado de, após o término do evento, fazer o acompanhamento dos resultados e faça um feedback para o time. Uma vez que os resultados sejam positivos, celebrar é tão importante quanto todos os itens anteriores. Você pode estar se perguntando: e se os resultados não forem satisfatórios? Nesse caso, é bem provável que você não tenha seguido os itens anteriores, mas ainda que não seja o resultado esperado, reúna a equipe e liste os pontos de atenção que, uma vez cuidados, trarão um resultado diferenciado no próximo evento.

Procure a ajuda de um profissional
Para encerrar, lembre-se que existem profissionais especializados em coaching para equipe comerciais. Nem todo líder tem técnicas e habilidades para poder treinar seus colaboradores, o fato dele conhecer bem seu produto ou mercado não garante que ele tenha a didática necessária para repassar as informações. Invista em treinamentos para o seu time e veja instantaneamente como os resultados serão positivos, principalmente em eventos comerciais que exigem contato com maior número de pessoas em um curto espaço de tempo.

Sobre a autora
Iara Luz é Master Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e fundadora da Direction Coaching, empresa preparada para guiar transformações positivas em pessoas e organizações. Iara atua há mais de 20 anos na área de liderança de equipes e trabalha como coach de vendas aplicando técnicas de Coaching e PNL com lideranças e equipes comerciais. Acompanhe seu trabalho nas redes sociais:
Facebook https://www.facebook.com/iaraluzcoaching/
Instagram https://www.instagram.com/direction_coaching/
LinkedIn https://www.linkedin.com/in/iara-luz/

Adesivos Paulista lança novas cores nos Refletivos Lisos

Anterior

Se ninguém fala…

PRÓXIMO

Você pode gostar

Comentários

Comments are closed.

Mais em Coluna