Matéria de Capa

A flexibilidade do acrílico

0

Legenda---Chapas-de-acrilico---Foto-Indac

Chapas de acrílico – Foto Indac

O acrílico ou polimetil-metacrilato (PMMA) é um material termoplástico rígido, transparente e incolor; também pode ser considerado um dos polímeros (plásticos) mais modernos e com maior qualidade do mercado, por sua facilidade de adquirir formas, por sua leveza e alta resistência. É também chamado vidro acrílico ou simplesmente acrílico.
O material foi desenvolvido em 1928 em vários laboratórios, surgiu no mercado em 1933 através da empresa americana Rohm and Haas (GmbH & Co. KG). Um dos fatos que contribuíram para a popularização do acrílico é ser um polímero do tipo termoplástico, com reciclagem viável em termos econômicos. Isso porque os termofixos, diferente dos termoplásticos, só têm reciclagem possível por meios químicos a um custo altíssimo, ou seja, não é economicamente viável. Suas propriedades, em comparação com o vidro, são significativas. É menos denso, tem uma maior resistência ao impacto que o vidro e não se estilhaça, mas pode quebrar em grandes pedaços. É mais macio e tem menor proteção ao risco que o vidro, o que pode ser contornado por filmes anti-risco. As moléculas do acrílico têm uma grande estabilidade comparado, por exemplo, com o policarbonato.

Legenda---Box-em-acrilico---foto-Indac

Box em acrílico – foto Indac

É por essa versatilidade imensa que o acrílico passou a ser um dos materiais queridinhos da comunicação visual. Chapas acrílicas são fáceis de usinar, graças às suas propriedades uniformes e à ausência de orientação molecular. Em raros casos, poderá ocorrer ligeira orientação nas chapas moldadas, exigindo cuidados especiais. A maioria dos artigos pode ser usinada em equipamento convencional para madeira ou metais, ou ainda ferramentas manuais. Além disso, as chapas acrílicas podem ser gravadas usando-se máquinas pantográficas comuns, como as que se usam para metais ou gravações em máquinas a laser. A partir dos anos 90, com a disponibilidade de modernos equipamentos para o setor no país, muita coisa começou a mudar, e para melhor. Hoje, investir em uma máquina de corte a laser ou router, por exemplo, é essencial para desenvolver projetos diferenciados e alcançar vários mercados. O corte a laser oferece alta precisão, flexibilidade na manufatura, alta capacidade de produção e maior redução de custos. As máquinas a laser permitem cortar superfícies de até 30 mm de espessura, sem causar deformação nem alterações estruturais no material. Neste tipo de corte, as bordas não necessitam de lixamento e polimento. Esse tipo de corte permite um maior aproveitamento das chapas, já que possibilita a adequação de produção de grandes e pequenos volumes de corte ou a gravação de peças acrílicas.

Legenda---The-Dubai-Aquarium---Foto-Indac

The Dubai Aquarium – Foto Indac

Chapas acrílicas quando aquecidas tornam-se maleáveis, adquirindo uma consistência semelhante à da borracha, permitindo, dessa maneira, serem moldadas das mais variadas formas. Com o resfriamento tornam-se rígidas, conservando, porém, a forma que lhes foi dada durante a moldagem. As chapas de acrílico podem ser moldadas de diversas formas, entre elas, dobradeira com fio de calor, Forno de Gás com Circulação Forçada de Ar e moldes, que podem ser utilizados em processos por gravidade, por vácuo, por sopro, por moldagem mecânica, por combinação de métodos – pressão e vácuo, ou por moldagem ou curvatura a frio.

Legenda---Luminoso-em-acrilico---Foto-Indac

The Dubai Aquarium – Foto Indac

A gama de produtos produzidos também é gigantesca! O acrílico é o material mais indicado, por exemplo, para compor backlihgts. O fato de o material ser moldável e estar disponível em uma vasta gama de cores, não quebrar, ter leveza e aceitar a aplicação de adesivos e serigrafias, além de sistemas de colagens que permitem um conjunto de possibilidades para os projetos, faz dele o preferido também para a confecção de displays, letreiros, luminosos, placas de comunicação, medalhas, placas comemorativas e de premiações e objetos de decoração. Em museus, chapas especiais destinadas à absorção de raios ultravioleta são amplamente utilizadas para preservação de documentos e para várias aplicações no setor de fotografia. Formulações especiais de chapas acrílicas também estão disponíveis para moldagens profundas de componentes como banheiras e cabines de banho.

Legenda-Demonstracao-de-gravacao-a-laser-em-acrilico---Credito-Marcelo-Rolim

Demonstração de gravação a laser em acrilico – Credito Marcelo Rolim

Em termos de impressão, além da aplicação de adesivos e impressão em serigrafia, o acrílico também aceita sublimação. Descoberta recente, a sublimação em acrílico abre mais um leque enorme de possibilidades de uso tanto na comunicação visual, quanto no dia-a-dia de cada um de nós. Além de baratear o custo de impressão para pequenas quantidades, a sublimação em acrílico traz um novo olhar para o pequeno empresário: uma nova gama de produtos com alta resistência e elegância, onde o limite é a sua criatividade!

Fonte: Indac – Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico e Wikipedia

Clear Fosforescente

Anterior

Fernando Acciarito, da Acciart

PRÓXIMO

Você pode gostar

Matéria de Capa

Sistema Tagless

Cresce o uso da tampografia substituindo etiquetas na indústria têxtil Apresentando potencial para gerar resultados satisfatórios com custo baixo e rapidez na produção, ...
Matéria de Capa

Tintas de cura UV

O mercado mundial tem substituído a cura convencional por cura UV Gênesis Tintas Marabu Tintas Preocupação com o meio ambiente se tornou tendência ...

Comentários

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *