Evento

Ampla abre suas portas para a imprensa

0

Programa “Portas Abertas Ampla” recebeu jornalistas na sede da empresa

No último dia 22 de março, a Ampla recebeu jornalistas de diversos veículos em sua sede, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba – PR. O encontro é parte do Programa “Portas Abertas Ampla”, que promove eventos para apresentar a fábrica a seus clientes e parceiros de negócios.

Durante o encontro, Ricardo Lie, sócio-diretor da empresa, Adriano Coelho, diretor técnico e sócio-fundador e Sidnei Marques, diretor de operações, apresentaram a empresa aos jornalistas, tanto do ponto de vista técnico, quanto humanitário, processos e política comercial. Também foi apresentada a origem da Ampla, que nasceu há mais de 35 anos na indústria gráfica. Única fabricante 100{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} brasileira no mercado de equipamentos de impressão digital para grandes formatos, a Ampla atua desde 2004 focada no mercado de máquinas e insumos para impressão digital. “Iniciamos nossas atividades importando impressoras da China – o modelo Vista da marca JHF – para suprir uma demanda do mercado por equipamentos com custo mais acessível, pois na época apenas os médios e grandes bureaus tinham condições de adquirir uma impressora jato de tinta de grandes formatos, enquanto os pequenos tinham que terceirizar a impressão de seus materiais”, conta Ricardo Augusto Lie.

Na medida em que diversas empresas passavam a ter sua própria impressora digital, a Ampla entendeu que precisaria dominar o projeto e a produção das próximas gerações de impressoras para atender às necessidades do mercado brasileiro, que também precisava de um fabricante nacional para realizar a compra dos equipamentos utilizando as linhas de crédito do BNDES. “Assim, já em 2005 tiveram início os trabalhos de engenharia em uma pequena sala nos fundos da empresa e o primeiro fruto deste investimento: o upgrade para as impressoras JHF instaladas em campo”, conta Ricardo. E prossegue: “Nosso segundo lançamento, em fins de 2005, foi carinhosamente chamado de ‘Frankestein’, que virou um protótipo e serviu de laboratório para a tão almejada primeira impressora jato de tinta de grandes formatos fabricada no Brasil, a TARGA, versões PLUS e XL, lançada em julho de 2006”. No começo de 2009, a Ampla constatou que aqueles clientes pequenos estavam crescendo de forma acelerada e isso demandava uma ampliação de sua capacidade de produção e uma maior qualidade de impressão. “Decidimos, então, dar outro importante passo e desenvolver uma nova plataforma de produtos que atendesse a esta nova demanda. Investimos pesado na ampliação de nossa capacidade fabril, na aquisição de máquinas CNC de última geração e no desenvolvimento de novos processos de produção. Em julho de 2010, apresentamos ao mercado a SAMBA XT, um marco para o setor”. Nos anos seguintes, a empresa remodelou suas linhas de impressoras de entrada e intermediária, esta última batizada de TARGA XT que ganhou, em 2015, sua 3ª geração, incorporando o conceito industrial com seu famoso chassi monobloco que confere extrema robustez ao equipamento, permitindo suportar altíssimas velocidades de impressão em regime estável de produção.

Após as apresentações, a Ampla promoveu um almoço de confraternização entre os jornalistas e, no retorno à empresa, o grupo teve a oportunidade de fazer um tour guiado pela linha de produção da fábrica, que segue o Sistema Toyota de Produção, que objetiva aumentar a eficiência e produtividade, evitando desperdícios como a superprodução, gargalos ou inventário desnecessário. Assim, os equipamentos são montados de acordo com a demanda de vendas, separados sempre em linha e por etapas de montagem. A fábrica também adotou o modelo Kanban, que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria e permite agilizar a entrega e a produção de peça. Logo após o tour pela fábrica, a empresa abriu seu show room aos jornalistas e demonstrou todos os equipamentos disponíveis com as tecnologias solvente, sublimação e UV.

A Ampla apresentou, ainda, o pré-lançamento Elite 3204, nova impressora solvente destinada ao mercado de comunicação visual, que poderá ser visto na feira Serigrafia Sign, que acontece em maio, em São Paulo. Equipada com toda a tecnologia da New Targa XT® em uma estrutura mais compacta, a Elite 3204 é destinada a atender ao mercado interno e oferece uma impressionante robustez para um equipamento do seu porte, que confere maior estabilidade, permitindo que o aproveitamento da capacidade máxima das cabeças de impressão, proporcionando maior produção. O lançamento representa uma opção de menor custo para o empresário que pretende ingressar no segmento de grandes formatos já com um equipamento mais robusto. Com 4 cabeças de impressão, a Elite 3204 foi projetada para trabalhar em longos ciclos de produção. Conta com Chassi Monobloco AmplaCore; AMPLAFLOAT & Pressure Control, sistema de alimentação de tinta por pressão negativa com avançada tecnologia estabilizadora; notebook integrado, embutido com processador Intel® Core 13 de alta performance; transmissão suave e precisa, CLP Industrial e Interface Touchscreen para controle e gerenciamento dos subsistemas da impressora; além de tecnologia AMPLASMART, que permite o monitoramento em tempo real das principais funções do equipamento. A Elite 3204 será comercializada somente na versão com 4 cabeças industriais e 3,20 m de boca de impressão.

Para finalizar o evento, a Ampla apresentou seu novo programa de distribuição, com 16 parceiros ao redor do mundo, 7 deles no Brasil. Atualmente, a empresa contabiliza 52 equipamentos exportados e conta com distribuidores na Ásia, Europa, Américas do Norte, Central e Sul e no Oriente Médio.

www.ampladigital.com.br

Cooper Screen

Anterior

Helio Bianchini, da Agabê

PRÓXIMO

Você pode gostar

Evento

EFI apresenta Reggiani BOLT

A impressora digital têxtil EFI™ Reggiani BOLT de passagem única avançada e novíssima da Electronics For Imaging, Inc. (Nasdaq:EFII) fez sua estreia durante ...

Comentários

Comments are closed.

Mais em Evento