Coluna

Coaching: por que tem se falado tanto sobre isso?

0

Atualmente, muito tem se falado de coaching e dos benefícios que esse processo pode trazer para empresas e profissionais. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse processo? Bom, o coaching vem do inglês “coach”, que significa treinador. Esse treinador tem como objetivo te ajudar a entender o ponto A (onde você está agora) e te encorajar a chegar ao ponto B (onde você quer chegar). Portanto, o coaching é uma metodologia com validação científica na qual o instrutor (coach) guia o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

Pesquisas apontam que a busca pelo processo de coaching tem aumentado cerca de 350{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} ao ano. Cada vez mais as pessoas estão procurando essa orientação devido aos relatos dos resultados positivos de quem já passou por esse processo. Existem vários tipos de coaching que podem ser escolhidos de acordo com cada necessidade. Há desde o Coaching de Vida (busca pela melhor qualidade de vida), Coaching Executivo (destinado a alcançar objetivos corporativos), Coaching de Carreira (orientação para novas oportunidades) e o Leader Coach, que na maioria das vezes é o mais procurado, pois foca no treinamento para desenvolver competências de líderes.

Tudo começa quando aparece algum incômodo em sua vida, seja pessoal ou profissional, e então o seu coach usará técnicas para transformar esse incômodo em um objetivo. A partir daí, será criado um planejamento para alcançar o resultado. Coaching não é um bate-papo, mas sim uma metodologia aplicada a uma parceria entre o coach e o coachee para atender os objetivos que foram estipulados. O processo consiste em 10 a 12 sessões em torno de 1 hora semanal.

Muitas pessoas acabam confundindo coaching com terapia. Apesar do coaching ter nascido de uma ciência como a psicologia, é importante ressaltar que as metodologias usadas são completamente diferentes. O coaching é 100{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} focado em objetivos futuros como uma forma de empoderamento. Isso faz com que os resultados sejam rápidos, já que todas as respostas a serem buscadas estão centralizadas no coachee. Já a terapia é a cura por meio da resolução de problemas do passado que afetam o presente. As duas técnicas têm suas eficiências e valores, variando de acordo com a necessidade que cada pessoa procura.

Na prática, o coaching é essencialmente uma conversa que envolve as duas partes em um contexto produtivo e orientado a resultados. Durante os encontros, o coach usará ferramentas que encorajam o cliente a enxergar as situações por novos ângulos através de estratégias diferentes. O processo oferece uma visão geral segura para que o cliente possa identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novas maneiras, encarar os problemas e aprender com todas as experiências vividas.

É por isso que ouvimos falar tanto sobre o coaching, pois é a ferramenta mais eficiente para construir profissionais e equipes de alta performance. No futuro, estima-se que cada empresa terá um profissional de coaching para auxiliar no desenvolvimento de todos os seus colaboradores. E engana-se quem pensa que o futuro está distante. Grandes empresas já enxergaram o potencial e vêm trazendo para dentro de suas organizações um profissional de coaching para impulsionar o sucesso da organização. E você, que tal apostar no processo de coaching agora?

Iara Luz é Master Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e fundadora da Direction Coaching, empresa preparada para guiar transformações positivas em pessoas e organizações. Iara atua há mais de 20 anos na área de liderança de equipes e trabalha como coach de vendas aplicando técnicas de Coaching e PNL com lideranças e equipes comerciais. Acompanhe seu trabalho nas redes sociais:
Facebook https://www.facebook.com/iaraluzcoaching/
Instagram https://www.instagram.com/direction_coaching/
LinkedIn https://www.linkedin.com/in/iara-luz/

3º FESPA Brasil Fórum aborda números de mercado em São Paulo

Anterior

Você já encontrou seu caminho?

PRÓXIMO

Você pode gostar

Coluna

A NOVA REALIDADE DO E-COMMERCE NO BRASIL.

Para existir no mundo dos negócios é fundamental estar na internet. O  último relatório anual do e-commerce, divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico ...
Coluna

Se ninguém fala…

A mentira aprisiona. Você pode enganar alguém por algum tempo, mas o próprio tempo se encarrega de trazer a verdade à tona. Quando ...

Comentários

Comments are closed.

Mais em Coluna