Coluna

COLAR E DECORAR FAZ PARTE DA HISTÓRIA HUMANA

0

Pedro Fabiano*

Numa conversa informal com colegas num evento sobre adesivos, veio à baila a questão sobre a origem da cola. A visão acadêmica do tema remeteu há milhares de anos, onde surgia a necessidade do homem primitivo de manter uma mensagem nas paredes de suas cavernas.
Numa espécie de viagem através do túnel do tempo, passou-se pelo antigo Egito, onde a junção de elementos orgânicos fortaleceu a adesividade. Isto permitiu a aplicação do adesivo desde as mais triviais necessidades até soluções para os grandes palácios e obras faraônicas.
A prosa se animou e o grupo resolveu ir tomar um bom café para esticar ainda mais a conversa. Adentrando num ambiente de bom gosto, notou-se logo uma decoração requintada, com textura de madeira nogal, contrastando com a parede oposta num padrão em tijolo natural, ambas revestidas com adesivos da melhor qualidade, propícias ao café que exalava um aroma convidativo. O assunto fluía e os adesivos decorativos das paredes do ambiente motivavam ainda mais a temática.
Nas mesas bem dispostas sobre um piso claro, destacavam-se os tampos revestidos com couro natural que se harmonizava com as xícaras fumegantes. Tratava-se de um adesivo de excelente qualidade. Podia-se notar pelo corrugado que em seus relevos e finos canais remetiam à pele animal, porém sem agredir a natureza. A conversa se enveredava pelo interesse que sempre permeou a humanidade em melhorar seu ambiente. Mesmo nas cavernas os primitivos estampavam suas artes rupestres.
Imediatamente todos voltaram seus olhares para o balcão do bartender revestido com mármore marrom imperador, no qual se delineavam os veios da rocha em suas nuances mais sutis. Mais uma aplicação de adesivo decorativo da mais fina estirpe! Aliás, da mesma finesse das pastilhas azuis que davam um ar marinho ao lavabo. Foi unânime a expressão de aprovação de todos para mais este adesivo com efeito 3D!
Na saída, pode-se ainda verificar a estampa multicolorida e de altíssima resolução, obtida com impressão digital, numa aplicação de imagem de excelente resultado final. Da mesma forma, as sinalizações dos locais do evento em vinil colorido autoadesivo fluorescente, nas suas cores vibrantes, permitiram uma eficaz orientação e divulgação para os visitantes.
Enfim, o grupo se confraternizou na certeza de que o adesivo de alto valor agregado veio para ficar! Suas possibilidades dentro da vasta gama de soluções deixam patente que os profissionais da Arquitetura, Design, Comunicação e Convertedores de todos os segmentos estão em “boas mãos” para aplicar seus recursos.
Aplike esta ideia!

(*) Pedro Fabiano é engenheiro industrial com pós-graduação em gestão de projetos e qualidade pela USP, atuando também há 15 anos como professor e coordenador em universidades e faculdade de engenharia e gestão de qualidade. Atua como Consultor Empresarial na APLIKE Produtos Adesivos.

 sugestões de imagens e seus LINKS para ilustrar este artigo:

https://www.deleitese.com/single-post/2016/11/09/TheMeatBall

https://www.deleitese.com/single-post/2016/11/09/TheMeatBall

Nova diretoria da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos Gráficos toma posse na ABIMAQ

Anterior

Limpeza de Matriz na hora da impressão

PRÓXIMO

Você pode gostar

Coluna

A NOVA REALIDADE DO E-COMMERCE NO BRASIL.

Para existir no mundo dos negócios é fundamental estar na internet. O  último relatório anual do e-commerce, divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico ...
Coluna

Se ninguém fala…

A mentira aprisiona. Você pode enganar alguém por algum tempo, mas o próprio tempo se encarrega de trazer a verdade à tona. Quando ...

Comentários

Comments are closed.

Mais em Coluna