Matéria de Capa

Filmes de Recorte

0

Os campeões da personalização esportiva

mat-capa-01

Foto gentilmente cedida pela Embaplan

Filmes de recorte, no Brasil também conhecidos pelas marcas Powerfilm e Darkfilm, produzidos pela Embaplan e Nova Dampex, respectivamente, são películas à base de poliuretano ou PVC que servem para serem impressas e/ou recortadas e aplicadas a tecidos. Largamente utilizados na indústria têxtil, os filmes de recorte são especialmente utilizados na área de personalização esportiva. “Os filmes de recorte são utilizados principalmente em confecções do mercado esportivo para números, nomes, logotipos e propagandas das camisas de futebol e também para estampagem de camisas promocionais”, explica Leandro Cavallini, diretor da Nova Dampex.

mat-capa-02

Foto gentilmente cedida pela Embaplan

Podendo ser utilizados tanto em tecidos de algodão quanto em poliéster – principal fibra utilizada em uniformes esportivos -, os filmes de recorte vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado com o aumento das personalizações, como em camisas de times em que o cliente quer seu nome impresso. “O uso mais comum dos filmes é mesmo na personalização de camisetas, tais como logotipos, brasões, números, desenhos, frases, nomes, etc. Eles podem ser aplicados em tecidos sintéticos, tintos ou sublimados e de algodão. Além da área de vestuário, podemos aplicá-los também em banners promocionais, cartazes e tudo que é feito com tecidos, agregando valor ao produto final”, diz Marcio Moscaritolo, do marketing da Embaplan.

mat-capa-11

Foto gentilmente cedida pela Nova Dampex

Existem dois tipos de filmes de recorte: os de poliuretano e os de PVC. Segundo Leandro Cavallini, “os filmes à base de Poliuretano têm melhor qualidade e os que são à base de PVC têm um melhor preço, porém de qualidade inferior ao PU. Também há diferenças quanto ao tipo de aplicação: o de PVC é indicado apenas para algodão, enquanto o filme de PU pode ser aplicado em qualquer tipo de tecido”.

mat-capa-03

Foto gentilmente cedida pela Embaplan

Há filmes de recorte que também podem ser impressos, diversificando ainda mais a gama de possibilidades de utilização. As impressões podem ser feitas através de equipamentos à base de solvente, ecossolvente ou látex. O ideal é consultar o fabricante do equipamento acerca da homologação da impressora para o filme de recorte escolhido.

mat-capa-05

Foto gentilmente cedida pela Embaplan

Outra grande vantagem dos filmes de recorte é a facilidade de aplicação, que depende apenas de um equipamento de recorte – que pode ser até um equipamento de mesa – e de uma prensa térmica, que é o que vai promover a aderência do filme ao tecido. “Cada filme tem suas instruções de aplicação específicas, que devem ser seguidas rigorosamente para evitar problemas”, aconselha Marcio. Seguindo as orientações de cada fabricante, uma camiseta personalizada pode ser produzida em minutos, gerando alta produtividade e lucratividade.

mat-capa-06

Foto gentilmente cedida pela Embaplan

O número de cores disponíveis é enorme e vai desde as mais básicas como preto, amarelo, azul escuro, azul claro, prata, branco, verde, laranja e vermelho, até as especiais, como as metalizadas (ouro, prata e bronze), as cores flúor, além de glíters e muitas outras.

mat-capa-04

Foto gentilmente cedida pela Embaplan

Entre opções de fabricação nacional e importados, devemos ter de 6 a 8 marcas disponíveis, o que facilita na hora da escolha do filme. É importante observar a qualidade do filme, a idoneidade do fabricante, a qualidade dos produtos já personalizados com aquele filme em específico, além de realizar testes de resistência e impressão e observar a aplicação indicada. Imprescindível também seguir as instruções de aplicação indicadas por cada fabricante para evitar dissabores. Um filme de má qualidade pode trazer grandes prejuízos, como problemas de utilização e principalmente má qualidade no produto final. Um filme de má qualidade pode soltar do tecido na primeira lavagem, não ter uma boa cobertura do branco sobre tecidos escuros, além de apresentar superfície irregular e baixa qualidade de impressão.

Vendidos em bobinas de diversas medidas, os filmes de recorte podem ser utilizados em uniformes esportivos, bolsas, bonés, agasalhos, jaquetas, camisetas, calções e diversos outros produtos têxteis. Se aplicados corretamente seguindo as instruções de aplicação de cada fabricante (tempo, temperatura e pressão da prensa, além da indicação do filme para o tecido correto), apresentam alta durabilidade e resistência a lavagens, sendo uma das melhores opções de personalização disponíveis no mercado. Quando aliados à impressão, a gama de possibilidades de personalização passa a ser quase infinita, podendo gerar negócios em diversas áreas: promocional, têxtil, comunicação visual, infantil, esportivo e até decoração. O limite é a sua criatividade!

mat-capa-07

Filme sendo recortado – Foto gentilmente cedida pela Nova Dampex

mat-capa-15

Filme sendo depilado – Foto gentilmente cedida pela Nova Dampex

 

 

 

 

 

 

mat-capa-14

Filme aplicado – Foto gentilmente cedida pela Nova Dampex

mat-capa-12

Resultado Final – Foto gentilmente cedida pela Nova Dampex

Agradecimentos: Embaplan (www.embaplan.com.br) e Nova Dampex (www.novadampex.com.br)

Se ninguém fala…

Anterior

O sucesso é consequência

PRÓXIMO

Você pode gostar

Matéria de Capa

Sistema Tagless

Cresce o uso da tampografia substituindo etiquetas na indústria têxtil Apresentando potencial para gerar resultados satisfatórios com custo baixo e rapidez na produção, ...
Matéria de Capa

Tintas de cura UV

O mercado mundial tem substituído a cura convencional por cura UV Gênesis Tintas Marabu Tintas Preocupação com o meio ambiente se tornou tendência ...

Comentários

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *