Mercado

Marabu assume novo posicionamento de mercado

0

Empresa tem como missão ser líder sul-americana no fornecimento de tintas e vernizes

marcio-mercado-marabu

Marcio Caillaux, gerente geral

Fundada em 1859 na Alemanha, a Marabu surgiu no mundo como uma empresa de tintas à base d’água para artesanatos e trabalhos manuais e rapidamente ganhou fama pela qualidade de seus produtos. Logo viu novas oportunidades nas áreas de serigrafia e tampografia, mercados em que orbitou durante muitos anos, iniciando a produção de tinta digital nos anos 90. Reconhecida no mercado alemão, começou a ganhar o mundo com a conquista de novas praças de negócios, iniciando pelos países nórdicos (Suécia, Noruega e Finlândia), para depois marcar presença na Europa. Mas a visão global da empresa tomou mais corpo quando foi para os Estados Unidos, de lá para Ásia e, em 2005, para a América do Sul (Chile, Peru, Venezuela, Colômbia, Argentina e Brasil).

No Brasil, a Marabu iniciou uma história à parte: suas tintas pisaram o solo brasileiro através da Image Press, que importava apenas para consumo próprio. Com o tempo, a empresa se propôs a ser uma distribuidora da Marabu no Brasil e, mais tarde, comprou uma fábrica no Paraguai com a intenção de produzir para abastecer o mercado da América do Sul. Posteriormente, todo o complexo da Image Press foi vendido para a Marabu, que passou a operar efetivamente no país em 2009, inclusive produzindo tintas digitais solvente aqui. A decisão de ativar efetivamente a fábrica do Paraguai veio há um ano e meio, quando Marcio Caillaux assumiu a gerência geral da Marabu do Brasil e começou a reestruturação da empresa. “Assim que assumi, identifiquei alguns fatores que poderiam ser melhorados para ganharmos competitividade e um deles foi a fábrica do Paraguai. Percebi que o potencial produtivo era subaproveitado, além de termos vantagens em produzir lá, como a lei Maquila, que nos isenta de alguns impostos, o que acaba barateando o custo de produção e viabilizando a logísitca”, comenta Caillaux.

Para adequar a fábrica aos padrões de qualidade alemães, todos os equipamentos foram importados da Alemanha, de modo que a fábrica, apesar de estar no Paraguai, tem 100{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} do padrão alemão de produção. “Além disso, enviamos gestores e químicos brasileiros para comandar a produção, de maneira que temos total controle do que está sendo produzido e podemos hoje garantir a qualidade das tintas da Marabu. Toda a matéria-prima é também importada da Alemanha e tudo vem em containeres refrigerados e com temperatura controlada, que é medida quando a mercadoria chega ao Paraguai. Se qualquer alteração for observada na temperatura e acondicionamento dessas bases, o container inteiro é devolvido. A fábrica conta também com as certificações ISO 9001 e 14001, esta última valida nossa política de empresa ambientalmente correta”, explica o gerente.

Além da nova base de produção, a Marabu também reestruturou sua política comercial e o departamento de marketing. “Agora que temos a parte operacional 100{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} otimizada e enquadrada aos padrões alemães, passamos a participar de feiras e promover outras ações de marketing, além de buscar novas parcerias de distribuição. Estamos abrindo novas revendas em todo o país, porém optamos por empresas que tenham estrutura para atender e dar a assistência adequada aos clientes. Toda essa mudança reflete o nosso posicionamento de mercado, tanto que não sentimos a crise diretamente, pois crescemos 17{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} no último ano”, diz Caillaux.

Dentro da sua política de crescimento e com a missão de se tornar a líder sul-americana no fornecimento de soluções inovadoras em tintas e vernizes, a Marabu aposta também no mercado têxtil com o início da produção de tintas de sublimação na fábrica do Paraguai em 2016. “Já iniciamos o set up da fábrica e estamos importando equipamentos, sistemas de filtragem e envase da Itália. Com isso, nos tornaremos ainda mais competitivos no mercado, que já reconhece nosso esforço em atingir o padrão de qualidade que temos hoje, gerando mais credibilidade e confiança por parte de nossos clientes e parceiros. Aproveito para dizer que nossas portas estão sempre abertas para quem quiser conhecer nossa fábrica no Paraguai e ver todo nosso processo de produção”, finaliza Caillaux.

www.marabu.com.br

Arroz com feijão – Comunicação Visual e suas alternativas

PRÓXIMO

Você pode gostar

Coluna

A NOVA REALIDADE DO E-COMMERCE NO BRASIL.

Para existir no mundo dos negócios é fundamental estar na internet. O  último relatório anual do e-commerce, divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico ...
Mercado

Silkpress- história vitoriosa

Produtos e máquinas de qualidade comprovada, ótimo atendimento, preços sempre competitivos e parcerias de sucesso são uma constante na história vitoriosa da SILKPRESS ...

Comentários

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Mercado