Coluna

Quadricromia – Parte 2

0

Hajime Otsuka
hajimeotsuka@yahoo.com.br

Quadricromia usando tela de Nylon ou poliéster, com quadro de alumínio ou madeira.
– Use poliéster para impressão em tecidos em geral, de 62 a 90 fios de cor branca ou amarelo.
– Para impressão em superfícies lisas, use nylon e para o setor de frascaria usede 100 a 200 fios, de cor branca ou amarela.
– Aqueles que usam tinta com secagem UV, usar nylon ou poliéster de 150 a 200 fios, normal ou calandrado (amassado) colorido, mas deve ter no seu laboratório uma fonte de luz UV na prensa de revelação. Caso não tenha, use tecido branco.
-Tipos de fios: fio fino (S), médio (T), grosso (HD). O mais usado é (T).
– Usar caixilhos de madeira ou alumínio.
– Para quem tiver a possibilidade, use alumínio, pois proporciona uma melhor estabilidade e não tem problema com umidade. Caso só tenha quadro de madeira, prefira o tipo pinho, pois a madeira é mais estável quando é molhada e secada em estufa.
– Deixe um tinteiro na parte interna da matriz, que deve ter uma folga de 15 a 20 cm, isso facilita na hora da impressão, tanto manual quanto em máquina automática.
– Geralmente, os equipamentos têm o mínimo de tinteiro para ter o curso do rodo que trabalha dentro do espaço de impressão. Consulte o fabricante da sua máquina para obter essa informação.
– Estique o nylon ou poliéster com equipamento pneumático ou mecânico, usando cola bi-componente para fixar o tecido no quadro.
– Use um tensiômetro de boa qualidade para controlar as 4 telas esticadas, deixando acima de 15 Newton/cm. De um dia para o outro, a tensão diminui. Se possível, estique todas as telas no mesmo dia para que todas fiquem uniformes.
– Quando o impresso for muito grande, use quadro de alumínio e tecido de poliéster com retículas maiores para facilitar a impressão e o impressor a controlar a produção. Se usar retícula muito fina cairá a produção.

Hajime Otsuka é diretor do Shopping Screen

FESPA Brasil Fórum

Anterior

Dicas para sair da crise ou não fazer parte dela, a opção é sua!

PRÓXIMO

Você pode gostar

Coluna

A NOVA REALIDADE DO E-COMMERCE NO BRASIL.

Para existir no mundo dos negócios é fundamental estar na internet. O  último relatório anual do e-commerce, divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico ...
Coluna

Se ninguém fala…

A mentira aprisiona. Você pode enganar alguém por algum tempo, mas o próprio tempo se encarrega de trazer a verdade à tona. Quando ...

Comentários

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Coluna